Faltam soft skills aos seus colaboradores da geração Z? Siga estas seis dicas

Fabienne Viegas, senior manager IT & Digital da Robert Walters, partilhou dicas sobre o que as empresas devem fazer para ajudar a melhorar as competências humanas necessárias para a geração Z.

 

Leia atentamente:

1. Reduzir o trabalho remoto: se a razão pela qual as soft skills estão a diminuir se deve, em grande parte, ao trabalho remoto, as empresas têm de procurar mudar as formas de trabalhar. Mais tempo presencial no escritório trará colaborações naturais e comunicação presencial – apresente o water-cooler à Geração Z.

 

2. Dar formação: Adicionando o desenvolvimento de soft skills, como resolução de problemas e competências de liderança, a programas de formação e desenvolvimento desde o início no estágio de integração e ao longo da trajectória de carreira da Geração Z. Da mesma forma, os trabalhadores experientes precisam de orientação sobre como orientar uma nova geração de trabalhadores que priorizam o digital.

 

3. Programas de mentoria: Estabeleça programas de mentoria que unam os colaboradores da Geração Z com profissionais experientes dentro da empresa. Os mentores podem fornecer orientação, partilhar conhecimentos e competências e oferecer conselhos sobre o desenvolvimento de competências transversais essenciais.

 

4. Colaboração entre gerações: Incentive a colaboração entre colaboradores da Geração Z e de outras gerações dentro da empresa. Isso permite a troca de ideias, perspectivas e conhecimentos, permitindo que os colaboradores da Geração Z aprendam com os colegas mais experientes e desenvolvam competências interpessoais através da interacção com diferentes gerações.

 

5. Feedback e avaliações de desempenho: Forneça feedback oportuno e construtivo aos colaboradores da geração Z durante as avaliações de desempenho. Embora normalmente uma avaliação de desempenho possa centrar-se em metas e resultados tangíveis, comunicar claramente as expectativas em relação às competências transversais e oferecer sugestões específicas de melhoria. O feedback regular ajuda os indivíduos a compreender os seus pontos fortes e as suas áreas de crescimento.

 

6. Contrate os líderes certos: Que tenham paciência e capacidade de entender as necessidades e os pontos fortes das várias gerações dentro de uma força de trabalho. Terão de ser simultaneamente estratégicos e estimulantes, a fim de reunir uma força de trabalho multigeracional.

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