FLAG lança Academia de Co-Criação

A FLAG, em parceria com a Torke CC e com a Beta-i, acaba de lançar a primeira edição da Academia de Co-Criação, uma formação que visa criar profissionais capazes de responder de forma estratégica aos problemas das marcas, através da estimulação do pensamento criativo e de boas práticas colaborativas.

Esta Academia tem início previsto para 27 de Abril, em Lisboa, e é coordenada por André Rabanea, fundador da Torke CC. Trata-se de um programa de formação intensivo, em regime pós-laboral, que pretende dar resposta aos novos desafios do marketing, comunicação e desenvolvimento de novos produtos, através da aplicação de metodologias de Design Thinking.

Uma das metodologias que vai ser abordada é a Ideators, desenvolvida pela Torke CC e validada na Universidade de Harvard, que resulta da adaptação prática dos fundamentos de Design Thinking, privilegiando a Co-Criação na resolução criativa de problemas em quatro fases: Learning, Ideating, Improving e Doing, cada uma com um propósito específico ao longo do processo criativo.

Gabriel Augusto, director-geral da FLAG, revela: «Acreditamos que esta formação vem responder a uma necessidade do mercado e eliminar uma das barreiras no processo criativo, ou seja, a visão redutora dos briefings actuais. Através da Co-Criação, vamos demonstrar que é possível desenvolver estratégias e ideias únicas, com recurso a um processo muito eficiente, mais transparente entre a marca e a agência, que promove o envolvimento de diferentes departamentos nas tarefas criativas, totalmente alinhado com os objectivos iniciais, exequível, e que é simultaneamente um processo único sobre como trabalhar a criatividade».

A Academia de Co-Criação é um programa de formação com foco na prática, para aplicação imediata dos conceitos ministrados. Tem uma duração prevista de 177,5 horas, organizada em sessões de 2,5h, 3 vezes por semana.

 

Sobre as quatro fases da Co-Criação.

Learning – Esta primeira fase tem o objectivo de ajudar a compreender desafios, contextos, backgrounds, oportunidades, objectivos e benchmarking, de forma a construir o briefing perfeito. Todos os elementos são colocados no mesmo ponto de partida usando várias fontes distintas de informação.

Ideating – Nesta fase são exploradas, de forma altamente criativa, soluções, cenários e ideias, por forma a gerar insights. É o momento de Brainstorm 2.0, onde o foco recai na quantidade de ideias em detrimento da qualidade, mantendo presente que os outputs da fase LEARNING são prioritários.

Improving – Fase para sintonizar, aprofundar e explorar as ideias iniciais. Neste momento, o objectivo é evoluir da ideia para conceitos e estratégias, passando o foco da quantidade para a qualidade. Estágio para planear, mapear e estruturar ideias.

Doing – Fase final de prototipagem e testes, onde o foco está em projectos de inovação, desenvolvimento de produto e projectos de comunicação (em curso ou a longo prazo).

Os interessados podem obter mais informações aqui.

 

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