Grupo Egor: Uma nova imagem, a experiência de sempre

Recentemente, o grupo português especializado em Consultoria de Gestão de Recursos Humanos apresentou um rebranding e duas novas marcas especializadas na área do Trabalho Temporário e do Outsourcing, desenhando um novo ecossistema da empresa.

 

Ao longo de 37 anos de existência, a Egor tem percorrido um caminho marcado por momentos cruciais que definiram a sua identidade e contribuíram para um sucesso continuado. Nesse sentido, e tendo em consideração os desafios futuros em cada uma das áreas em que actua, o Grupo optou consolidar a sua actuação em duas áreas específicas, sempre procurando conciliar os objectivos de eficácia das organizações com as motivações e legítimas aspirações das pessoas, e ajudar no redesenho de novas formas de encarar o trabalho, nas quais a tecnologia e a sua conciliação com as pessoas é cada vez mais desafiante.

Numa conversa com a revista Human Resources, Filipe Pereira, director Comercial da Egor, fala do percurso de quase 40 anos da consultora de Recursos Humanos, do novo ecossistema da empresa e da nova imagem do Grupo, mais moderna, jovial e fluída, que aposta agora mais na sua capacitação tecnológica e na entrega de um valor diferenciado a cada cliente. O director Comercial da Egor traça, ainda, o panorama actual e tendências futuras destas duas áreas e da própria empresa.

 

Transformação e renovação
A Egor apresenta-se agora renovada, com uma imagem moderna e um alinhamento mais concordante com as tendências actuais e as gerações mais jovens, mas o Grupo conta com um vasto currículo na área dos Recursos Humanos, e são vários os momentos que representaram uma transformação no percurso da marca.

Um dos momentos mais marcantes na história da Egor foi, de acordo com o director Comercial do Grupo, a realização do “Challengers Trophy”, «o primeiro evento de outdoor training em Portugal». Durante mais de 10 anos, esta iniciativa envolveu pessoas e empresas de alto nível, dando origem a uma dinâmica que se tornou comum nos dias de hoje: o desenvolvimento de competências e a competitividade entre equipas em ambientes exteriores. Este evento não só elevou a notoriedade da Egor, como também deixou uma marca indelével na cultura de treinamento corporativo em Portugal.

Outro marco importante na trajectória da Egor foi a obtenção da certificação de qualidade pela Norma ISO 9001, tornando- se a primeira empresa na área de recrutamento especializado em Portugal a alcançar tal reconhecimento. «Embora, actualmente, a certificação ISO 9001 seja algo comum, na época representou um factor diferenciador que os clientes da Egor valorizaram», afirma o mesmo responsável. Essa certificação demonstrou o compromisso da empresa com a excelência na prestação de serviços e estabeleceu um padrão de qualidade para a indústria de recrutamento.

Num contexto mais recente, a Egor passou por uma transformação digital significativa, impactando todas as áreas de negócio. Esta mudança permitiu à empresa fornecer soluções mais ágeis e eficazes aos clientes, aproveitando a tecnologia para optimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços. Além disso, a Egor aprofundou o seu compromisso com a responsabilidade social, particularmente evidente a partir de 2020, durante a pandemia. «A Egor não apenas olha para o bem-estar dos seus colaboradores, mas também se envolve activamente no apoio a várias fundações e iniciativas, como a Academia Johnsson, contribuindo para a sociedade num sentimento de reciprocidade», adianta.

 

Rebranding: Modernização e inovação
Recentemente, a Egor enfrentou o desafio de comunicar as mudanças significativas que havia realizadas em todas as suas áreas de negócio. O rebranding, com um novo grafismo e uma abordagem mais jovem, tinha como grande objectivo transmitir a modernização, a inovação e a capacitação tecnológica da empresa. Mesmo com 37 anos de história, a Egor não só preservou a sua essência, como evoluiu para atender às necessidades do público mais jovem e às exigências do mercado actual.

De acordo com Filipe Pereira, e mantendo o chapéu do Grupo Egor, o objectivo era transmitir a todos os stakeholders que a modernização da empresa continuava a garantir os serviços de sempre, mas agora adaptados a diversos públicos-alvo. «Temos a nossa génese, a nossa base, e todos os nossos sistemas de suporte ao negócio são idênticos em qualquer uma das áreas, mas entregamos situações diferentes a cada cliente. Este rebranding permite transmitirmos essa modernização e adaptarmos os fluxos de comunicação a cada um dos nossos públicos-alvo», refere o responsável.

Agora com uma imagem mais jovial e uma linguagem mais dinâmica, apoiados na transformação digital, o Grupo Egor pretende aportar a experiência de sempre, mas com uma abordagem mais adaptada às exigências do mercado, mesmo enfrentado a concorrência internacional. «Somos uma empresa 100% portuguesa que actua num patamar de elevada competitividade internacional. Já passámos por várias situações, como crises políticas, económicas, sociais, epidemias, e o Grupo Egor continuou a entregar valor efectivo aos seus clientes e aos seus colaboradores, com crescimento do número de colaboradores. Conseguimos ultrapassar estes desafios como uma empresa bastante resiliente face a qualquer situação que o mercado coloque », acrescenta.

 

The Bridge: Ponte entre empresas e candidatos
No contexto da nova identidade e organização dentro do grupo, a área Egor Trabalho Temporário passou a ser uma nova marca: The Bridge. O trabalho temporário é para a Egor uma das áreas mais importantes da gestão de Recursos Humanos e, nesse sentido, a criação da marca “The Bridge” reflecte a missão da Egor de estabelecer uma ligação entre empresas que necessitam de recursos humanos e candidatos em busca de oportunidades de trabalho. Este desafio de Recursos Humanos é, actualmente, mais complexo do que nunca, com a necessidade de requalificar e adaptar os recursos às rápidas mudanças do mercado de trabalho. A empresa procura criar essa ponte, não apenas fornecendo recursos, mas também investindo na formação e na capacitação dos colaboradores para se destacarem nas empresas.

«Qualquer empresa de recursos tem a capacidade de entregar um conjunto de recursos ao cliente e o cliente é que terá de os gerir. Mas nós olhamos para estes indicadores de forma a perceber quanto tempo as pessoas estão no cliente, que tipo de mais-valia o cliente reconhece nas pessoas que entregamos, qual o grau de satisfação nos dois sentidos, entre cliente e colaborador e colaborador e aquele sector de actividade, para que futuramente possamos agilizar estes processos e tenhamos a capacidade de colocar a pessoa no lugar certo», sublinha Filipe Pereira.

Sendo, hoje, mais desafiante encontrar candidatos para as empresas, a Egor orgulha-se de dizer que um dos seus grandes trunfos é a capacidade de rapidamente recolocar um ou mais candidatos em situações que se possam adaptar à sua experiência. O mercado de trabalho evoluiu consideravelmente, e a valorização do trabalho temporário tornou-se evidente. As empresas reconhecem que o trabalho temporário não se limita a funções menos qualificadas; pelo contrário, é uma porta de entrada para adquirir conhecimento técnico e experiência em situações desafiadoras. «Além disso, o trabalho temporário permite uma flexibilidade valiosa como para empresas quanto para candidatos, tornando-se uma ferramenta essencial para atender às flutuações no mercado de trabalho português », complementa o profissional.

Nesse sentido, o director Comercial reforça, ainda, outra ideia: «O trabalho temporário tem um peso significativo no mercado português, vai continuar a ter, e é uma ferramenta essencial para qualquer empresa, até porque o tecido empresarial português é bastante sensível a estas flutuações e tem de ter algum mecanismo que lhe permita ajustar-se na lei da oferta e da procura, e dar a resposta necessária em cada situação.»

 

Outsourcing: Potencial de crescimento
A área do outsourcing, com foco na capacidade de fornecer soluções chave na mão para empresas, é vista como «uma das áreas com maior potencial de crescimento no tecido empresarial português», avança Filipe Pereira.

À medida que as empresas buscam soluções tecnológicas mais ágeis e eficazes, a Egor está bem posicionada para oferecer serviços abrangentes que incluem recursos humanos, capacidades tecnológicas e expertise. Isso não só simplifica a vida das empresas, mas também impulsiona o crescimento da Egor e a sua posição no mercado. «Cada vez mais, achamos que o Outsourcing se irá basear na capacidade de entregar serviços chave na mão com soluções que envolvam recursos humanos, capacidade tecnológica, expertise aprendido em diversas situações, e que coloque tudo isso ao serviço de empresas que têm imensos desafios para gerir. Pode evoluir de forma significativa nos próximos anos, e temos sentido essa tendência por parte do mercado », antecipa o director Comercial.

A EGOR OutSourcing apresenta, assim, uma nova identidade, através da marca Synchro Outsourcing, que se assume como um fornecedor especializado na gestão de soluções de Outsourcing. Neste caso, o processo de rebranding nasce da necessidade de reforçar a identidade e autonomia de uma área de negócio cujo crescimento e dimensão assumem cada vez maior relevância. Do sector das Energias ao das Telecomunicações, a “nova” Synchro assume um vasto portefólio de clientes, assim como competências e experiência de mercados.

Com diferentes vórtices de actuação, a Synchro contará com equipas especializadas e submarcas para cada área de trabalho: SynchroProcesses (Serviços), SynchroSales (Vendas), Synchro- Tech (Tecnologia), SynchroLogistics (Logística), SynchroMed (Saúde), SynchroEducation (Educação) e Synchro- Audit (Auditoria).

Apostando em soluções chave na mão, a Synchro pretende que o cliente que não tenha de se preocupar com os vectores de recursos humanos, a capacidade tecnológica para aquela função em concreto, ou a melhoria da qualidade do serviço. «Todos os nossos modelos financeiros estão orientados para essa situação: temos de melhorar o serviço para conseguirmos também ganhar maior valor para nós. Somos uma empresa especializada na área do Outsourcing, e é uma vantagem usar o Outsourcing nesse sentido », defende o mesmo responsável.

O director Comercial da Egor traça, ainda, o panorama actual e tendências futuras destas duas áreas. «Temos todas as condições para dizer que o Outsourcing, acompanhado de forte robustez tecnológica, será a alavanca para o crescimento nos próximos anos», reflecte Filipe Pereira.

 

Visão de futuro
As tendências actuais do mercado estão intimamente relacionadas com a escassez de recursos humanos e a crescente necessidade de requalificação. Nesse sentido, a Egor está focada em oferecer soluções que abordem esses desafios, investindo na capacitação das pessoas em todas as áreas e aproveitando a tecnologia para optimizar a eficiência das empresas.

Com uma liderança jovem e experiente, que continuará a impulsionar a empresa para o sucesso, a Egor coloca a ênfase na formação e na sustentabilidade, bem como na diversificação dos serviços, que sustentarão o crescimento continuado da empresa num mercado altamente competitivo. «Apostamos na formação de green skils, nos programas de liderança muito direccionados para a sustentabilidade, para as preocupações energéticas e ambientais.»

Financeiramente, o grupo ultrapassará, em 2023, os 92 milhões de euros de facturação, «o que, para uma empresa 100% portuguesa e num mercado tão competitivo, é muito interessante. E é um crescimento sustentado, que muito nos apraz, que não está relacionado com um acontecimento esporádico. Temos um conjunto de serviços que nos permitem olhar para o futuro com a certeza de que quando existe alguma mexida que possa impactar alguma das nossas áreas de negócio, é este casamento entre todas as entidades que nos fazem acreditar que tudo vai correr da melhor forma e que os próximos anos serão positivos para a Egor, na lógica do que tem sido os últimos anos e do que tem sido a nossa história», conclui o director Comercial da Egor.

 

Este artigo foi publicado na edição de Novembro (n.º 155) da Human Resources, nas bancas.

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