Há mais de 400 empresas com pelo menos 100 anos em Portugal

Existem actualmente em Portugal 402 empresas activas com pelo menos 100 anos de idade. Isto significa que enfrentaram crises profundas de diferentes naturezas, nacionais e internacionais, encontrando em cada momento formas de resistir e de se adaptar.  As conclusões são da Informa D&B que comemora em 2021 o 115.º aniversário e que, na qualidade de empresa centenária, analisou estas empresas.

 

As empresas centenárias representam cerca de 0,1% de um tecido empresarial cuja idade média é de 12,7 anos. A empresa mais antiga a operar em Portugal é a Warre & Companhia SA, produtora de vinhos desde 1670.

Existem empresas centenárias de todas as dimensões, desde empresas com um volume de negócios inferior a um milhão de euros até empresas que facturam mais de doi smil milhões de euros. No entanto, a distribuição das Centenárias por dimensão é bastante diferente daquela que observamos no tecido empresarial em geral. 66% das Centenárias são microempresas, uma percentagem que na generalidade do tecido empresarial é de 95%. Ao contrário, as grandes empresas empresarial, onde não chegam a 1%.

De acordo com a Informa D&B, as centenárias que ganharam dimensão ao longo do tempo e que são hoje PME ou grandes empresas pertencem em 44% dos casos ao sector das Indústrias. Nos dois terços que correspondem às microempresas, existe uma maior diversidade sectorial, com destaque para o Retalho e nomeadamente para o número significativo de lojas históricas localizadas sobretudo nos centros urbanos de Lisboa e Porto.

Parte significativa das Centenárias estão nos municípios de Lisboa e Porto, fruto da grande concentração empresarial que se verificava há um século nas duas cidades. Em relação à distribuição geográfica da totalidade do tecido empresarial, a percentagem de centenárias é superior na Área Metropolitana de Lisboa, com 45%, e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, com 6%.

A a Informa D&B mostra que a percentagem de empresas familiares entre as centenárias é de 43%, valor bastante superior ao que encontramos no tecido empresarial (32%). As empresas centenárias encontraram, por definição, condições para a sua sustentabilidade através de diversas gerações, uma orientação para a continuidade e sobrevivência, que é comum às empresas familiares.

Mesmo na crise actual, as centenárias registam um Risco Failure muito baixo (Risco Failure: indicador preditivo da Informa D&B que reflecte a probabilidade de uma entidade cessar atividade nos próximos 12 meses com dívidas por liquidar). 60% destas empresas apresentam um nível de Risco de Failure mínimo, nível que é alcançado apenas por 35% das empresas de todo o tecido empresarial.

Ler Mais