Há três aspectos (essenciais) para assegurar uma produtividade acima da média dos seus colaboradores. E nenhum é dinheiro

Acredito que o segredo das empresas bem-sucedidas está no compromisso em proporcionar a melhor experiência possível, aos seus clientes – dependendo da sua área de actuação – mas também aos seus colaboradores. Se sente que o seu negócio e os seus colaboradores estão a trabalhar mais e que mesmo assim não consegue ter os resultados pretendidos, talvez esteja na altura de analisar a relação que tem com as suas pessoas.

Por Bruno Coelho, partner | Hub & Marketing director na Zome PR1ME

 

Não é novidade nenhuma que colaboradores felizes trabalham mais e melhor. É neste “melhor” que eu gostaria de me focar. Quando há prazos a cumprir, quando há necessidades a colmatar, facilmente damos por nós e pelos nossos a trabalhar mais. Mas a questão é: estarão a trabalhar melhor? Porque de nada serve aumentarmos a quantidade (em horas de trabalho), se colocarmos em causa a qualidade. Isto acabará por ser contraproducente e influenciar de forma negativa a produtividade do todo.

Uma organização saudável e bem-sucedida deve crescer lado a lado com aqueles que a ajudam a ter bons resultados, que são os seus colaboradores.  Isto é particularmente mais relevante no sector em que opero, uma vez que os nossos colaboradores são remunerados exclusivamente por sucesso. Se vemos que as pessoas correspondem aos nossos pedidos de uma maior taxa de esforço, de maior quantidade, devemos contribuir proporcionando-lhes todos os elementos para que o possam fazer com a maior qualidade.

E como é que isso pode ser feito? Partilho três sugestões que estão na génese da produtividade acima da média na Zome:

  1. Formação

Quem está a iniciar uma nova profissão ou sector, ou apenas a começar uma nova área dentro da empresa, sente-se muitas vezes sozinho, além de demorar algum tempo até conseguir ser produtivo.  Se já sabemos o que é necessário fazer para ter sucesso então é necessário disponibilizá-lo da forma mais eficiente e de fácil compreensão. No nosso caso, através da utilização de técnicas de neurociência aplicada conseguimos uma formação com métodos que ajudam os nossos colaboradores a compreender bem os conceitos, memorizar a informação de forma fácil e divertida e, mais importante ainda, a aplicar no imediato esses conceitos práticos.

  1. Tecnologia

Só se consegue ser produtivo se conseguirmos automatizar os processos em que não acrescentamos valor e em que não fazemos a verdadeira diferença. Se a tecnologia pode fazer algo por nós, então nós não o deveríamos estar a fazer. Se tiver disponibilidade, aposte nas inovações tecnológicas, atualmente já existem soluções que permitem simplificar toda a comunicação, processos, consulta e navegação, etc, permitindo aos colaboradores focarem-se no que realmente importa.

  1. Acompanhamento

É imperativo haver um acompanhamento diário, um relacionamento positivo assente numa relação de proximidade e de exigência, que incentiva os colaboradores a serem a melhor versão de si próprios. Isto só é possível através de uma cultura de entreajuda e partilha, que na Zome Pr1me é incentivada por um Business Coach, um profissional que domina o negócio, mas também faz coaching aos nossos colaboradores, aplicando as técnicas e estratégias necessárias para potenciarem o seu negócio. Este é um exemplo, mas caso não consiga investir desta forma, muitas vezes estar (realmente) presente, falando com as pessoas, definindo objetivos comuns ou partilhando as conquistas da empresa, já ajuda a que percebam que não estão sozinhas.

 

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