Há uma nova rede social. Não tem “likes” nem “seguidores”… e já ultrapassou o TikTok

Lapse é a nova rede social que tem conquistado os internautas. Com o objectivo de partilhar fotografias entre amigos, a aplicação já é uma das mais descarregadas, tendo ultrapassado o TikTok nas últimas semanas, revelou a Visão.

Disponível apenas para IOS, pelo menos por enquanto, a rede assemelha-se aos moldes originais do Instagram, priorizando o acto de tirar uma fotografia e partilhar o seu resultado.

Criada pelos irmãos Ben e Dan Silvertown em 2021 – e relançada em Junho de 2023 – a app pretende dar aos seus utilizadores uma experiência social mais privada e genuína, algo que também tenta alcançar pela linguagem que utiliza. No Lapse, não existem “seguidores”, apenas “amigos”, nem existem “likes”, apenas “reacções” que podem ser expressadas através de emojis ou comentários.

A ideia é que o público veja a nova rede social como uma plataforma onde pode partilhar os momentos que capta com os seus amigos e não com milhares de seguidores.

Sendo uma das suas principais características a simplicidade, o Lapse transforma essencialmente o telemóvel numa câmara analógica, sem recorrer a qualquer zoom ou filtro. Basta tirar uma fotografia – a partir da aplicação – e esta é imediatamente enviada para uma “dark room” – ou sala escura – onde o processo de revelação da fotografia começa e que se assemelha ao acto – já antigo – de levar um rolo de filme de uma câmara analógica a uma loja de fotografia para ser revelada.

Depois, quando o resultado, que pode surgir após várias horas de espera, estiver pronto, tal como numa loja, a aplicação avisa o utilizador que a “encomenda” está pronta.

Finalmente reveladas, as fotografias assumem também um aspecto antigo. Ao estilo retro, com alguns filtros que fazem com que pareçam captadas por máquinas antigas, o utilizador pode escolher se quer arquivar a sua fotografia ou partilhá-la com os seus amigos.

Ao escolher a primeira opção, as fotografias ficam automaticamente disponíveis no “diário” – ou seja, no perfil – que, no caso desta rede social, pode ser totalmente personalizado de forma a incluir música, emojis ou até carrosséis de fotografias.

As pessoas que queiram criar uma conta e começar a partilhar as suas fotografias terão de ser convidadas a fazê-lo por alguém que já possua a aplicação. Ou seja, para começar a utilizar esta rede social, terá de esperar que algum dos seus amigos lhe envie um “convite”.

Ler Mais