Há uma portuguesa no ranking das melhores cientistas do mundo

O Ranking Mundial de Mulheres Cientistas de 2024, divulgado pela Research.com, mostra que as mulheres cientistas que trabalham nos Estados Unidos ocupam as três primeiras posições, na quarta e quinta posição estão cientistas a trabalhar no Reino Unido, na sexta posição está uma cientista dos Países Baixos. Portugal também aparece no ranking.

Portugal aparece no ranking, com a cientista Isabel Cristina Fernandes Rodrigues Ferreira, do Instituto Politécnico de Bragança, a ocupar a posição 704.ª entre as 1000 melhores do mundo.

A cientista portuguesa tem vindo a dedicar-se ao estudo nas áreas da Botânica, Ciência da alimentação e Enzima, e os seus principais campos de investigação envolvem: Antioxidantes, Ciência dos alimentos, Botânica, Bioquímica e Antimicrobianos.

O perfil científico de Isabel Ferreira indica que o seu estudo sobre Antioxidantes combina tópicos de uma ampla gama de disciplinas, como Fenóis, Medicina tradicional, Decocção e Cromatografia. O estudo sobre Ciência dos alimentos incorpora temas de composto químico orgânico 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), Nutrientes e Ácidos gordos polinsaturados.

No topo da lista está JoAnn E. Manson, da Harvard Medical School, dos Estados Unidos, que está a desenvolver uma investigação pioneira nas áreas da epidemiologia e da saúde da mulher.

Da análise das mil melhores cientistas mundiais verifica-se que a maior percentagem dedica-se a estudos na área da medicina e que a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera ao ter o maior número de mulheres cientistas no ranking mundial de 2024, ou seja com 42 cientistas líderes.

De acordo com a Research.com, em valores absolutos, as mulheres cientistas que trabalham nos Estados Unidos dominam o ranking de 2024 com 616 cientistas, o que representa 61,6% do ranking. Assim, em número de cientistas no ranking, o Reino Unido ocupa o segundo lugar com 92 cientistas. O terceiro lugar é ocupado pela Alemanha, com 39 mulheres cientistas no ranking.

Ler Mais