Humildade e Comunicação

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Apesar de cada vez termos mais meios de comunicação  à nossa disposição a verdade é que sentimos que as pessoas têm cada vez mais, dificuldade em verdadeiramente comunicar entre si.

Não temos tempo! Não temos disponibilidade.  Há demasiada informação e torna-se difícil  priorizar. Lemos os títulos, vemos os vídeos se tiverem menos de 1 minuto e já colocamos o tempo estimado de leitura para ter a garantia de criar algum interesse…  “Leia que não demora muito.”

Temos mais acesso à informação, ao conhecimento mas raramente o aprofundamos. Ouvimos o que nos entra pela televisão pelo tablet ou pelo telemóvel e pouco questionamos. Não queremos realmente aprender nada de novo;  Apenas reforçar crenças ou convicções elas próprias muitas vezes também baseadas em informações superficiais e pouco fundamentadas.

Vivemos numa era de superficialidade, cada vez mais cientes das nossas certezas, das certezas da nossa tribo.

A comunicação é cada vez mais um desafio para as pessoas e consequentemente para as organizações.

A palavra comunicação deriva do latim communicare que significa dividir alguma coisa com alguém. Na verdade a troca, a partilha de ideias,  o feedback , são elementos essenciais da comunicação, são eles que garantem que realmente aprendemos algo de novo. Mas para communicare tem de haver disponibilidade, vontade, e sobretudo Humildade .

Humildade é estar certo de que não sabemos tudo e este é o primeiro passo para que a comunicação aconteça. Com os outros, com a organização connosco próprios.

Precisamos Cultivar a Humildade se queremos mais e melhor Comunicação.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...