Imagina qual a percentagem de trabalhadores com o ensino superior em Portugal? E quais as áreas de formação mais comuns?

A percentagem de trabalhadores com o ensino superior representa 23%, uma média só superada pela Área Metropolitana de Lisboa, com 31%. Os dados são da plataforma Brighter Future, da Fundação José Neves.

 

A Região Norte está nos 21%, a Região Centro nos 19%, o Algarve nos 16% e o Alentejo nos 15%. As três áreas de formação do ensino superior mais comuns são Ciências empresariais, Engenharia e técnicas afins e Saúde.

Os mesmos dados mostram que o nível de ensino mais comum nos trabalhadores em Portugal é o ensino básico (1.437.715), seguido do ensino secundário (1.005.111), da licenciatura (617.460) e do mestrado (96.682) como os mais relevantes

A plataforma Brighter Future é uma base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, que permite comparar e relacionar informações sobre cerca de 5000 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.

Os dados acerca do nível de educação dos trabalhadores por região são baseados nos Quadros de Pessoal, inquérito anual obrigatório a todas as empresas do sector privado e do sector empresarial do Estado com pelo menos um trabalhador por conta de outrem e que está a cargo do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS), sendo que estes dados foram posteriormente tratados pela Fundação José Neves.

Ler Mais