Imagina quantos empregos a Mercadona já criou em Portugal desde 2019? E quanto impacou o PIB nacional?

A cadeia de supermercados Mercadona criou 55.655 postos de trabalho directos e indirectos e terá gerado um volume de vendas de 4.422 milhões de euros em toda a cadeia de produção desde o início da sua actividade em Portugal, em 2019, segundo um estudo.

 

O estudo, elaborado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e pelo Ivie – Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas, estima ainda que o impacto económico da actividade da cadeia de supermercados entre 2019 e 2022 foi de 1.296,8 milhões de euros em termos de rendimentos.

No período em análise, terão sido «gerados 726,5 milhões de euros em impostos para a economia portuguesa e criados 55.655 postos de trabalho dircetos, indiretos e induzidos (duração anual equivalente)».

De acordo com os dados, por cada euro de rendimento gerado em loja, são gerados nove euros para a economia portuguesa, enquanto a criação de um posto de trabalho na empresa representa 5,3 no país. A nível de impacto fiscal, «cada euro efectivamente suportado pela Mercadona traduz-se em 14,5 euros de receita fiscal para os diferentes níveis das administrações públicas portuguesas».

Só em 2022, a actividade da Mercadona gerou 480,9 milhões de euros de receitas, 18.600 postos de trabalho e 263,2 milhões de euros de receitas públicas. O volume de vendas gerado pela Mercadona no tecido produtivo português em 2022 está estimado em 1.477 milhões de euros.

O estudo mostra ainda que a nível regional, a expansão da Mercadona também está a ter um impacto significativo. Assim, a abertura de supermercados em cidades de média dimensão, à escala portuguesa, está a permitir a fixação da actividade nestes municípios, evitando a transferência de rendimentos e de emprego para outras cidades próximas, como refere o relatório.

Ao mesmo tempo, estas cidades beneficiam ainda da atractividade de um novo supermercado Mercadona, trazendo, por exemplo, consumidores de outros concelhos e fomentando o crescimento da atividade e do emprego local, antecipando-se, por isso, que a expansão da empresa para cidades do interior possa levar a que estes efeitos de retenção possam ser ampliados no futuro.

Por último, o relatório destaca, também a nível local, que a abertura de uma nova loja Mercadona exige uma reconfiguração da circulação nas estradas de acesso, o que favorece o fluxo de tráfego local e reduz os níveis de congestionamento. Nalguns casos, como resultado da construção de um novo supermercado Mercadona, os municípios beneficiaram em termos de infraestruturas e instalações para a sua comunidade.

Foi em Junho de 2016 que a Mercadona anunciou a sua vinda para Portugal e criou a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados para operar no país. A partir desse momento, começou a contratar os primeiros colaboradores portugueses com o objectivo de constituir equipas e começar a criar raízes no país, aplicando o seu próprio modelo de gestão: o Modelo de Qualidade Total. Até 2019, ano em que abriu o seu primeiro supermercado, a empresa foi formando equipas, conhecendo a sociedade portuguesa e os gostos e hábitos de consumo dos portugueses.

No dia 2 de Julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, abriu o primeiro supermercado Mercadona em Portugal, o ponto de partida do primeiro projecto de internacionalização da empresa.

Desde então, a Mercadona conta já com uma rede de 41 supermercados em 10 distritos (49 até ao final deste ano), mais de 3500 trabalhadores em Portugal, um bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e outro em construção em Almeirim.

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