Inovação: Profissões do Futuro

Onde pensa que estará a trabalhar daqui a uns anos? O mais provável é que não seja nas funções que desempenha hoje, e talvez possa ser até a fazer algo que ainda não existe.

Por Ian Wylie

Estamos lá para o ano de 2020. Está a caminho do escritório no seu automóvel voador de titânio, e à chegada, aguardam-no os cumprimentos de um robô-recepcionista. Irá dirigir-se, levitando, à sua secretária virtual interactiva tridimensional, que terá à sua espera um descafeinado e lhe projectará, na retina, as tarefas a realizar durante a manhã…

Ou talvez não. Tal como ainda estamos à espera de ver chegar o escritório em que não se utiliza papel, é provável que o local de trabalho do futuro ainda seja em espaço aberto, com paredes pintadas de creme, e sem alma. Mas de acordo com os futurologistas, sindicalistas e especialistas em recursos humanos, há uma forte possibilidade de, num espaço de 10 anos, o seu emprego ser muito, muito diferente do que é hoje. Por isso, que melhor momento do que o início desta nova década para perceber que sectores, indústrias e empregos estão destinados a florescer?

Em 2020, a transição dos combustíveis fósseis para fontes de energia alternativas estará em velocidade de cruzeiro. O desenvolvimento acelerado da China, Índia e outras regiões irá aumentar em muito a pressão sobre os recursos disponíveis.

A geração dos jogos de vídeo estará, por esta altura, na meia-idade – os serviços virtuais estarão na génese de muitos empregos. Ainda existirão empregos “a sério” – mas poderá ser necessário mudar de carreira para os encontrar.

«Partam do princípio que em 2020 nada se parecerá com o que é hoje», diz Stephanie Bird, directora do departamento de RH no Chartered Institute of Personnel and Development.

«Não há carreiras “à prova de futuro”», alerta a especialista, mas é possível actualizá-las’ para o futuro. Por isso, aperte o cinto de segurança, e venha nesta viagem, rumo a um vislumbre do futuro.

1. Ambiente

As profissões verdes estão a desenvolver-se em duas direcções: umas focadas na redução do impacto humano, outras, na missão de tornar a amiga do ambiente a imagem das organizações. Mas Ian Pearson, um especialista que marcou a prática da futurologia nos Laboratórios BT, recomenda cautela. «Há algumas experiências em curso, desenvolvidas por organizações como a NASA ou o CERN que podem mudar totalmente a nossa forma de pensar sobre as causas das alterações climáticas.»

Profissões em 2020

Gestor de Detecção de Resíduos

Examina as cadeias de valor, a nível global, e detecta fornecedores que possam poluir excessivamente ou que tornem excessivamente caras as compensações de créditos de carbono a pagar pela aquisição dos seus produtos ou serviços.

Controlador de Nuvens

Garante mais tempo ao nosso planeta – talvez 25 anos – na luta contra os efeitos das alterações climáticas, optimizando a capacidade das nuvens para reflectir a radiação solar.

2. Energias renováveis

As energias alternativas – solar, eólica, maremotriz, hidrogénio – vão ter uma enorme relevância, embora as energias renováveis possam coexistir com um afluxo de trabalhadores para as indústrias de refinação de petróleo e gás. A energia nuclear deverá também regressar, embora um aumento da escassez de urânio possa prejudicar esse sector em particular.

Profissões em 2020

Gestor de Posto de Combustível de Hidrogénio

A produção de hidrogénio é feita no local, pelo que necessita de reunir qualificações tanto na área científica como na da venda a retalho.

Reciclador de Urânio

Converte urânio enriquecido de ogivas nucleares em urânio empobrecido, adequado para utilização em centrais nucleares.

3. Fábricas de vanguarda

A próxima década vai ser palco de um regresso da indústria fabril no Reino Unido, prevê Tim Page, responsável pelas políticas económicas e industriais do Congresso de Sindicatos britânico (TUC). «O Reino Unido vai identificar nichos da área fabril que irão exigir elevadas qualificações e uma orientação para o conhecimento», refere, apontando a estratégia anunciada em 2010 pelo governo britânico de fabricação de materiais compósitos como um exemplo do tipo de intervenção estatal necessária para estimular essa dinâmica.

Profissões em 2020

Engenheiro Mecatrónico

Combina os conhecimentos das engenharias mecânica, electrónica, de sistemas e informática num processo de concepção e design integrado.

Consultor de Armadura

Responsável pelo fabrico de materiais compósitos capazes de se auto-regenerar, para utilização em aeronaves, embarcações e veículos espaciais.

4. Realidade Aumentada

Quando a Internet, os jogos de vídeo e a televisão 3D colidem com o mundo real. «Dentro de poucos anos, extensões para visionamento de vídeo, integradas nos auriculares Bluetooth oferecer-nos-ão uma visão totalmente tridimensional das ruas em que passamos», antevê Pearson. «Os aparelhos irão fundir tudo aquilo que é possível encontrar na Internet, com tudo o que é possível fazer num jogo de computador e tudo que se pode fazer no mundo real.»

Profissões em 2020

Arquitecto Digital

Concebe uma vasta gama de edifícios virtuais, que são utilizados pelos anunciantes como suportes para promover os seus produtos e serviços.

Consultor de Design e Segurança de Avatares

Concebe, cria e protege o “eu” virtual de cada um.

5. Robôs e Inteligência Artificial

Num momento em que os motores de busca quase adivinham aquilo que queremos mesmo antes de o escrevermos, a inteligência artificial vai levar à eliminação e transformação de muitos empregos em 2020. «Vimos há pouco tempo o Sistema nacional de Saúde britânico (NHS) apresentar um sistema que consegue prever a probabilidade de um paciente vir a desenvolver cancro», nota Pearson. «Os robôs irão tomar conta da cirurgia de alta precisão, de elevado valor acrescentado, tornando dispensáveis os cirurgiões».

Profissões em 2020

Mecânico de Robôs Pessoais

Os auxiliares domésticos robôs serão capazes de trabalhar 24 horas por dia, mas irão necessitar de trabalhos de manutenção pontuais.

Engenheiro de Exosqueletos com Propulsão

Concebe robôs que podem ser utilizados como protecção exterior por soldados, operários da construção civil e operacionais de socorro (bombeiros, protecção civil), bem como outros profissionais que trabalhem em ambientes perigosos.

6. Negócios

No despertar após a crise financeira, os negócios tenderão a ser construídos sob bases mais sólidas que anteriormente, prevê Page. E os empreendedores – «serão termo excessivamente utilizado para o estratagema já estafado de criação de empresas, acrobacias com capital de risco e situações de desfalque», refere o futurologista e escritor norte-americano Faith Popcorn – serão alvo de uma transformação que já peca por tardia.

Profissões em 2020

Consultor de Simplificação

Simplifica e aumenta a fluidez dos processos, tecnologias e marcas numa organização.

Empreendedor Local

Funda um banco local, produz cosméticos ou refrigerantes localmente, que são competitivos face aos produzidos pelos grandes grupos empresariais, em quem já ninguém confia.

7. Nanotecnologia e biotecnologia

Esta poderá ser a década em que iremos testemunhar uma verdadeira explosão ao nível dos avanços tecnológicos nas áreas da nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias da informação e ciências cognitivas, conhecidas no seu conjunto pelo acrónico NBIC. À medida que estes campos se expandem e convergem, surgirão oportunidades para reprogramar o nosso “software” corporal, de modo a prolongar a vida, reduzir a mortalidade e combater a pobreza.

Profissões em 2020

Bioinformacionista

Cientista que mescla a informação genética com o desenvolvimento de fármacos e técnicas médicas.

Geomicrobiologista

Agrega pedaços de conhecimento oriundos da Geologia, Ciências do Ambiente e Microbiologia, numa missão com o objectivo de compreender como os micoorganismos podem ser utilizados produzir novos medicamentos ou reduzir ao nível de poluição.

8. Serviços sociais

A população envelhecida já é responsável por uma explosão das necessidades de cuidados continuados em casa e lares de acolhimento. Mas deve esperar-se que o crescimento nesta área surja na linha da frente dos serviços sociais – enfermeiros e técnicos de cuidados continuados – mais do que em funções administrativas.

Profissões em 2020

Terapeuta Experimental

Promove junto dos pacientes o contacto com novos tratamentos emergentes, e orienta-os por entre as miríades de serviços médicos disponíveis.

Técnico de cuidados continuados no Lar

Possibilita aos pacientes continuarem a viver nas suas casas, mesmo quando afectados pela doença, e viverem com dignidade.

9. Educação

Como sector “à prova de futuro”, continuará a existir, com escolas, universidades e estabelecimentos de ensino privado a procurarem expandir-se para acompanhar as necessidades cada vez mais velozes e frequentes de formação e reciclagem de conhecimentos.

Profissões em 2020

Técnico de Educação Online

Cria um pacote de formação à medida de cada cliente, combinando módulos de formação relevantes, provenientes de cursos de todo o mundo.

Guia Turístico Espacial

Com a Virgin Galactic a planear voos comerciais, os turistas espaciais vão necessitar da assistência de verdadeiros entusiastas do cosmos para lhes iluminar o caminho das estrelas.

10. Alimentação

A necessidade de alimentos orgânicos, saudáveis, produzidos localmente tenderão a aumentar. Mas uma vez que a agricultura sustentável se baseia em métodos de pequena escala, mais do que no trabalho de grandes máquinas e fertilizantes. O mundo irá necessitar de cada vez mais trabalhadores agrícolas, em sentido inverso ao fenómenos que hoje se observa – dezenas de milhões, segundo o jornalista e guru da área alimentar Michael Pollan.

Empregos em 2020

Agricultor

Empreendedor agrícola, tão qualificado na área da genética como na do marketing.

Conselheiro Pessoal de Compras Alimentares

Permite aos clientes perfazer as suas doses diárias recomendadas de alimentos, equilíbrio nutricional, e consumo de nutrientes de fontes orgânicas.

… e profissões que poderão ficar em risco em 2020

Se a sua profissão actual assenta em exclusivo na inteligência e no conhecimento, não deve esperar que lhe continuem a garantir um salário, no final desta década, avisa Pearson. «É apostando na vertente humana da sua profissão que vai conseguir continuar a gerar valor».

Consultor hospitalar

Os consultores podem ser substituídos por robots; o mesmo não se passa com os enfermeiros, nota Pearson. Os enfermeiros cometem um grave erro, se subestimarem a componente mais valiosa do seu trabalho, o cuidado do paciente, embarcando em tentativas vãs de assumirem uma atitude mais “profissional”, de “doutores de papelão”.

Empregado de loja

Tenderá a decair na sua relevância, à medida que as compras online continuarem a crescer e nas lojas forem instalados scanners de self-service, e de robôs repositores de loja.

Dirigente Sindical

Tornar-se-ão supranumerários, a menos que os sindicatos consigam travar a quebra continuada no número de filiados, e se adaptem às necessidades dos trabalhadores dos sectores do conhecimento, ciência e tecnologia.

Operário da Construção Civil

As técnicas de impressão tridimensional, em que objectos sólidos podem ser construídos automaticamente a partir de modelos concebidos por computador, tornarão possível arquitectar edifícios num punhado de horas.

Militar

Porque enviar homens e mulheres para os cenários de guerra quando se pode utilizar máquinas em seu lugar? O uso crescente de aeronaves de combate não tripuladas sugere que a profissão de piloto de aviões de combate pode ser a primeira a ser extinta.

Mas algumas profissões nunca passam de moda …

Advogados

Enquanto muito do conhecimento legal pode ser automatizado, haverá sempre necessidade de advogados com capacidade de persuasão e interacção com pessoas, para convencer juízes e jurados, em particular em áreas em plena expansão como o registo de patentes e a propriedade intelectual.

Político

OK, alguns não justificam o que ganham, mas vamos sempre necessitar de ser governados e de seguir uma liderança.

Jornalistas/Escritores

Os dias do jornalismo (como o conhecemos) podem estar contados, mas alguém tem de escrever manuais técnicos para todos os robôs, naves espaciais, próteses e melhorias técnicas: todos estes são novos ou envolvem tecnologia, e nenhum pode ser apresentado como simples ou auto-explicativo. Alguém tem de lá estar para escrever manuais para estes produtos, e esse alguém pode até ser o leitor deste artigo.

Artistas e Entertainers

O impacto das imagens geradas por computador apresenta algum risco para os actores, mas a arte continuará a transformar-se e evoluir a par com a tecnologia, não desaparecendo.

Coveiros, Prostitutas, Cobradores de Impostos/ Dívidas, Líderes Religiosos

Porque a vida, e a morte, continuam.

Notícias relacionadas:

Antevisão laboral

Cursos com 100% de empregabilidade (I)

Cursos com 100% de empregabilidade (II)

Cursos com 100% de empregabilidade (III)

Cursos com 100% de empregabilidade (IV)

Cursos com 100% de empregabilidade (V)

Ler Mais