Investir na motivação para aumentar a produtividade
Uma cultura de trabalho positiva associada a um bom clima organizacional traz sempre resultados efectivos para a empresa. Através desta estratégia, é possível as empresas aumentarem a sua produtividade e o aliciamento dos colaboradores, que melhorarão substancialmente a qualidade do serviço prestado, criando um ambiente propício para a inovação e crescimento. Porém, esses benefícios só são conquistados com motivação e desempenho por parte dos colaboradores.
Por Manuel Sacramento, gestor de clientes da empresa de segurança privada COPS
Um estudo da Harvard Business Review mostrou que a melhoria da motivação numa equipa de trabalho pode elevar a um aumento de lucros até 47%. O mesmo estudo indica que pessoas motivadas, satisfeitas e felizes no trabalho e com a empresa, podem elevar a produtividade até mais 50%.
Esta motivação é influenciada por forças internas e externas à gestão das empresas, seja no sector de segurança privada, seja noutros sectores, sendo necessária a criação de estímulos sociais, emocionais e promocionais, que vão direccionar o comportamento dos colaboradores para que todos empreguem esforços com o fim de alcançar um objectivo predeterminado e de qualidade.
Podem ser criados diversos estímulos para que uma empresa possa criar motivação junto das suas equipas de trabalho: desde a oferta de direitos e regalias, que permitem tornar a empresa diferente da restante concorrência (através de seguros de saúde, seguros de vida, prémios, dias de férias, etc.); passando pela possibilidade de progressão ou promoção na carreira; pela criação de diuturnidades por tempo de trabalho na empresa, para situações onde a progressão seja difícil de conseguir; pela implementação de metas de desempenho; pela criação de prémios mensais de assiduidade, produtividade, facturação; pelo reconhecimento das atitudes positivas do colaborador e respeito pelo mesmo; ou até pela existência de canais de comunicação abertos a todos.
No caso da Segurança Privada, urge mudarem-se os paradigmas de gestão do sector, através da criação de condições que tornem a profissão de vigilante mais digna, mais aliciante. Por exemplo, na cadeira hierárquica, que passa por vigilantes, chefes de grupo e supervisores, é possível fazer com que os vigilantes sejam promovidos pelo seu bom trabalho, passando a outros cargos, em vez de haver uma procura externa às organizações para a ocupação dos mesmos.
A mudança de paradigmas no sector da segurança privada, que poderá levar à sua aproximação aos níveis das restantes forças de segurança, deverá passar pelo investimento na motivação dos profissionais e na sua profissionalização.