
Ir ao supermercado, pôr compras no carrinho e sair. Sem app, sem pessoas e sem passar códigos de barras ou sequer cartão multibanco. Já é possível
A Shift4, especialista global em pagamentos integrados, tecnologia de comércio e fornecedora de pagamentos móveis, e a Sensei, empresa portuguesa de inovação tecnológica, aliaram-se para redefinir a experiência de compra dos consumidores portugueses.
O objectivo é tornar este processo mais inteligente, rápido e invisível, ao mesmo tempo que oferece uma experiência unificada.
A solução de “supermercado invisível” da Sensei, combinada com as tecnologias e capacidades de pagamentos da Shift4, traz um novo nível de conveniência ao retalho autónomo.
Já não é preciso fazer downloads de aplicações, registos ou logins – agora os clientes podem entrar nas lojas simplesmente com a tecnologia contactless do seu cartão de débito ou crédito ou telemóvel. Uma vez lá dentro, a tecnologia da Sensei, com uma fusão de câmaras, visão por computador, IA e sensores, vai acompanhar as suas escolhas e cobrar-lhes o valor exacto quando saírem.
Benefícios para consumidores e comerciantes
Um simples toque com o dispositivo à entrada da loja verifica a existência do cartão do cliente, eliminando a necessidade de descarregar aplicações, fazer registos ou inserir credenciais para iniciar sessão.
Dentro da loja, os consumidores podem fazer as suas compras como habitualmente, seleccionando os artigos desejados sem que estes lhes sejam cobrados. Ao saírem, o sistema calcula facilmente o montante a cobrar no cartão, garantindo uma experiência de compra eficiente e descomplicada.
A tecnologia da Sensei também inclui o tracking em tempo real do que têm no seu cesto, ou seja, no final das compras os clientes podem ver o cesto com todos os produtos escolhidos antes de saírem da loja. O montante correcto da sua compra é-lhes cobrado automaticamente, o que se traduz numa única transacção no extracto da conta.
Para os comerciantes, esta parceria integra perfeitamente vários canais numa única plataforma, permitindo-lhes oferecer uma experiência de compra unificada. A gestão de inventário em tempo real torna-se uma realidade graças aos insights proporcionados pela IA; e conseguem também obter uma visão abrangente do comportamento dos consumidores – em vários países, moedas e canais.
Esta parceria está actualmente a ser desenvolvida em Portugal, marcando o início de uma potencial expansão para outros países. Empresas como a Brisa, a Galp e o Continente já estão a colher os benefícios desta visão colaborativa da Sensei e da Shift4.
«Na Shift4, fornecemos pagamentos directos, sem intermediários, para compras presenciais e online. Nesta parceria com a Sensei, temos a missão de revolucionar a tecnologia do retalho autónomo», afirma Michael Isaacman, CCO da Shift4.
«Por um lado, sem custos iniciais para entrar nas lojas, sem downloads de aplicações e sem a partilha de informações pessoais; por outro, a nossa solução elimina a necessidade de os clientes utilizarem as tradicionais caixas automáticas. Esta colaboração vai mais além da questão da conveniência; ela revoluciona o cenário do retalho, tornando a Sensei e a Shift4 líderes em pagamentos directos e sem complicações.»
«Na Sensei, acreditamos em redefinir o futuro do retalho através da integração perfeita de tecnologia de topo com a simplicidade que os clientes desejam. A nossa parceria com a Shift4 em Portugal marca o início de uma revolução no retalho, onde a conveniência se alia à inovação», comenta Vasco Portugal, CEO da Sensei.
«Estamos orgulhosos por sermos pioneiros numa experiência de compra visionária, eliminando barreiras e abrindo caminho para uma nova era no retalho autónomo. Os clientes que já usufruem desta solução estão na vanguarda da revolução do retalho, desfrutando de uma experiência de compra harmoniosa, eficiente e focada na privacidade – e que define o padrão do futuro.»