Laboratórios Expanscience: O potencial de cada um é o sucesso de todos

O ambiente familiar, a autonomia no desempenho de funções e a política de sustentabilidade fazem dos Laboratórios Expanscience – empresa detentora da marca Mustela – um Great Place to Work.

 

Os Laboratórios Expanscience foram reconhecidos, em todas as 14 filiais espalhadas pelo mundo, como uma das melhores empresas para se trabalhar. Em Portugal, onde conta com 24 funcionários, 95% dos seus colaboradores afirmam que se trata de um excelente lugar para trabalhar. Bruno Soares, director-geral dos Laboratórios Expanscience em Portugal, aponta o bem-estar dos colaboradores como uma das grandes prioridades do grupo, a par da responsabilidade social que, actualmente, «é quase a pedra basilar de toda a nossa estratégia para as marcas», e que tem no respeito pelo ambiente e pela sustentabilidade do planeta uma das suas maiores missões.

A história deste laboratório farmacêutico e dermocosmético francês remonta a 1950, em Épernon, uma pequena cidade de Eure-et-Loir, a cerca de 70 km de Paris. De um encontro entre Paul Berthomé (pai do actual presidente, Jean-Paul Berthomé), empresário e industrial, e Claude Guillon, farmacêutico, nasceu uma parceria que viria a lançar-se na concepção, produção e comercialização de um leite de limpeza para bebé que permitisse lavar e hidratar. Apostados em desenvolvê-lo, com elevados padrões de exigência de qualidade farmacêutica, estes empreendedores davam início a uma das marcas mais acarinhadas em inúmeros países, dos quais Portugal não é excepção: a Mustela. «A Mustela tornou-se uma marca icónica no mercado de farmácia, exactamente quando produzimos o primeiro produto de qualidade com o qual as mães passaram a limpar os seus bebés, deixando uma fragrância icónica delicada e segura e oferecendo um forte prazer de utilização», partilha Bruno Soares.

Em Portugal desde 1977, os Laboratórios Expanscience «têm produtos de elevadíssima qualidade e preocupação ao nível da selecção dos seus ingredientes, muitos deles de origem BIO, e ao nível da selecção dos materiais de packaging para respeitar a sustentabilidade do meio ambiente», complementa o director-geral em Portugal. Com uma média de 96% de ingredientes naturais – com alguns produtos a atingir os 100% de componentes naturais – a empresa orgulha-se de ter como principais compromissos, a disponibilização de produtos seguros, a aposta na pesquisa e desenvolvimento em dermatologia, a relação próxima com o consumidor e a preservação do meio ambiente, um caminho que começou em 2004 quando assinaram o Pacto Mundial das Nações Unidas e que originou uma mudança de estatutos da empresa.

 

Great Place to Work
Com uma pontuação bastante elevada, ao nível das melhores empresas para trabalhar no mundo, na distinção Great Place to Work, os Laboratórios Expanscience são uma empresa atractiva para os colaboradores, não apenas pela orientação familiar ou pela identificação na missão e valores da própria empresa, mas porque coloca também o coração no sítio certo. «Somos uma empresa muito informal e todos se sentem parte de uma família.

A maioria das pessoas já são amigos, madrinhas de casamento, padrinhos dos filhos e, portanto, a verdade é que, ao longo do tempo, fomos desenvolvendo esta filosofia de segunda família e aquilo que eu sinto é que cada um de nós que trabalha aqui sente a empresa como sua», reflecte Bruno Soares.

A ideia de cuidar de algo que consideram seu resulta numa consciência e responsabilidade de fazer o melhor para a empresa e para os colegas. «Já não é apenas um trabalho das 9h às 18h. É um sentimento de que “esta empresa também é minha” e quero desempenhar o meu trabalho o melhor possível porque isso vai ajudar os outros departamentos. Às vezes, o problema é outro. Já todos se relacionam tão bem que, quando existem desafios entre departamentos, é necessária alguma assertividade para ultrapassar esses conflitos», defende o mesmo responsável.

Além desse sentimento de que “cada um conta para os objectivos da empresa”, os Laboratórios Expanscience reconhecem que, hoje em dia, é a flexibilidade laboral que os colaboradores mais procuram. De acordo com Bruno Soares, esse benefício está disponível para todos os colaboradores do escritório, que podem trabalhar em sistema remoto dois dias por semana, sendo que existem também dois dias fixos em que todos devem ir ao escritório para reforçar os laços, que tão importantes são para o sucesso da empresa.

Outra das preocupações da cultura da empresa é precisamente colocar o bem-estar do colaborador como prioridade. Segundo Bruno Soares, os Laboratórios Expanscience é «uma empresa que reconhece e apoia o colaborador, conseguindo evitar formalidades como picar o ponto ou um controlo rígido de horários.

A organização disponibiliza, também, 25 dias de férias mais quatro pontes, assim como seguro de saúde, PPR, “direito a desligar”, acordo quanto à igualdade entre mulheres e homens, subsídio de parentalidade, semana da saúde, política de integração de pessoas com deficiência, mas também pequenos gestos para com os colaboradores, como o envio de lembranças para celebrar os recém-chegados, nascimento de um filho ou aniversários. «Para nós, existe uma ligação forte entre o bem-estar profissional e o desempenho individual e colectivo. Por conseguinte, implementamos um ambicioso programa de qualidade de vida no trabalho para que as pessoas possam estar felizes a trabalhar aqui», partilha o Diretor Geral dos Laboratórios Expanscience em Portugal.

Acreditando que o potencial de cada pessoa contribui para o sucesso de todos, os Laboratórios Expanscience investem e apoiam a autonomia de cada colaborador, algo valorizado por muitos dos profissionais que aqui trabalham. «A pessoa sabe o que há para fazer, organiza-se, planifica e executa. Desta forma, entende que não está apenas a concluir uma tarefa que deverá entregar ao seu responsável hierárquico. Sente que é um trabalho que é seu e que é reconhecida por isso. Nesse sentido, muitos colaboradores chegam aqui e crescem muito rápido, o que, por vezes, torna mais difícil reter talento porque outras empresas vêm à sua procura. Mas a nossa forma de estar é que a pessoa possa existir e ter o seu lugar», avança o profissional.

No campo da igualdade, o laboratório apresenta orgulhosamente um score de 99/100 no índice de igualdade entre Mulheres e Homens, em 2023, sendo que o grupo emprega 63% de mulheres e 37% de homens. No entanto, no recrutamento não existem normas. «A regra é a competência. Procuramos pessoas com potencial para desenvolver e que se enquadrem neste ambiente quase de segunda família», complementa Bruno Soares. O Director Geral vai ainda mais longe: «Costumo dizer que há duas formas de liderar. A pirâmide, em que o líder está acima e os restantes colaboradores estão abaixo em sistema pirâmide, e a outra, que é a que eu gosto mais, que é um círculo e o líder está no meio. Nesse sentido, eu sou o agregador de todos, mas todos estão no mesmo nível; apenas tenho mais responsabilidades porque tenho que decidir em última instância e ser o árbitro entre decisões que as pessoas não estejam de acordo em tomar. «Obviamente, que este tipo de liderança obriga a uma forte supervisão de forma a garantir que está tudo dentro daquilo que são as nossas ideias e a nossa estratégia».

 

Uma empresa familiar
Hoje com mais de 1100 colaboradores, os Laboratórios Expanscience desenvolvem produtos dermatológicos e para reumatologia, dos quais a Mustela é a principal marca, que é líder de mercado em Portugal e na Europa e que já está distribuída a nível mundial. É, apesar disso, uma organização totalmente familiar, com um compromisso sério com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas.

Em Portugal, são 24 colaboradores e a sua maioria (71%) estão na empresa há mais de 10 anos. Bruno Soares refereque são diversos os motivos que, na sua opinião, fazem desta empresa um Great Work To Place. Um desses factores é a «preocupação com o bem-estar da nossa comunidade e não só dos nossos colaboradores. Estamos neste momento a desenvolver um projecto em parceria com algumas organizações para ajudar a eliminar o tabu da saúde mental, em particular dos mais jovens, com vista a melhorar a qualidade de vida de toda a família. Esta é também uma responsabilidade nossa, pois trabalhamos e temos uma marca que vive para os bebés, crianças e para a família e, portanto, essa é uma das nossas missões».

Esta é uma missão que a filial de Portugal escolheu abraçar como uma responsabilidade social da empresa, mas existe ainda outro compromisso muito forte que o laboratório assume como incontornável: a neutralidade carbónica até 2030.

Valores e objectivos que fomentam a identificação dos colaboradores com os valores e missão da empresa. Tendo isso em mente, Bruno Soares refere algumas das medidas que a filial nacional já está a pôr em marcha: «A mudança para um escritório mais eficiente é uma prioridade. Tentamos não acender as luzes em períodos que não é estritamente necessário e temos vindo a formar os nossos colaboradores com muito empenho para sensibilizá-los para tudo isto, desde a reciclagem, à forma como se lida com as outras pessoas, ao ter cuidado com o meio ambiente. Alguns já vêm de bicicleta para o trabalho, outros vêm de comboio, alguns ainda vêm de carro. Em relação à nossa frota, temos um compromisso muito sério com o nível de CO2 que emitimos. Também de ressalvar que em 2018 fomos a primeira empresa farmacêutica a obter a certificação B Corp, Benefit corporation, e que já foi renovada em 2021 novamente com um score ainda mais elevado do que em 2018, o que significa que estamos bem alinhados». O envolvimento em acções de limpeza nas praias ou o apoio de projectos de integração e com um propósito são algumas medidas distintivas que os Laboratórios Expanscience seleccionaram na sua política de responsabilidade social, na qual envolve os seus colaboradores, e através das quais traz tranquilidade e sentimento de cooperação para um mundo melhor.

Para os colaboradores, esse é hoje um dos indicadores de identificação e empatia para com a empresa. «As novas gerações já estão mais sensibilizadas e já procuram mais empresas com este tipo de preocupação. Queremos que a marca Mustela seja vista pelos seus valores, por aquilo que também entrega, seja pelos ingredientes de origem natural, as missões para com a sociedade, ou a meta da neutralidade carbónica. Queremos que a marca vá passando valores para lá da qualidade do produto e que os nossos colaboradores percebam que temos uma estratégia, que estamos alinhados com a mesma e que seguimos todos o mesmo caminho», conclui Bruno Soares.

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº. 148)  da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais