Lideranças (a falhar), Employer Branding (e a sua importância) e IA (em ascensão). São alguns dos destaques da edição de Janeiro da Human Resources, já disponível

Na primeira edição de 2024, o destaque de capa vai para um artigo do MIT Sloan Management Review sobre programas de desenvolvimento da liderança, a sua ineficácia e soluções para inverter a situação. Das entrevistas, até reflexões e análises, passando por um especial sobre Employer Branding, com apresentação de vários casos práticos, são muitos (e variados) os conteúdos de interesse na Human Resources n.º 157, que já está disponível online. Chega às bancas na próxima segunda-feira. 

 

Ajudar os gestores e os colaboradores de elevado potencial a atingirem melhores competências de liderança pode ser uma parte essencial do desenvolvimento da capacidade das organizações, mas, para muitas empresas, os programas de desenvolvimento de liderança (PDL) ficam muito aquém das expectativas. Os especialistas do MIT analisam o tema e apontam o caminho a seguir para o desenvolvimento de PDL com eficácia.

Nas entrevistas, destaque para a conversa com Susana Afonso, partner da CMS Portugal, responsável pela área de Direito do Trabalho, que garante que o paradigma das relações laborais vai continuar a mudar, e não é só por causa da Inteligência Artificial.

Na rubrica Gestora de Pessoas, a protagonista é Sónia Vasconcelos, People Executive director da Celfocus, que faz uma análise dos novos desafios na área que lidera, mas defende que o foco deve ser sempre o mesmo: as pessoas.

Nesta edição de Janeiro, destaque ainda para o tema do Employer Branding, que “abre o apetite” para a Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal (e que tem o apoio da Human Resources Portugal), a ter lugar no dia 30 de Janeiro, em Lisboa. Além da conversa com Luís Sottomayor, fundador da empresa promotora do evento, damos a conhecer 14 casos de estudo de boas práticas neste âmbito.

Também não faltam os artigos de especialistas, nacionais, como a reflexão de Marco Neves, managing partner da Next Neuro Generation Leader, sobre os “assassinos silenciosos de culturas organizacionais”; e internacionais: Joe Hart, presidente e CEO da Dale Carnegie, coloca em foco as angústias dos líderes na adopção e implementação da Inteligência Artificial; e Don Weinstein, no MIT Sloan Management Review, aborda a importância da tecnologia, principalmente aquela baseada em dados, para os líderes de pessoas.

No Case Study, damos a conhecer o Voice Leadership, a iniciativa da Nova SBE, que, neste primeiro ano, pretende transformar a realidade de cinco mil PME em Portugal, através de capacitação, conhecimento e mentoria. E, nas Boas Práticas, o foco vai para a Foundever, que opera no mercado de customer experience e desenvolveu uma área específica de employee experience.

E muito mais, numa edição recheada de conteúdos de interesse, que não vai querer perder.

 

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