Liverpool está a recrutar treinador para a próxima época e há um português que já foi “a entrevista”. Headhunter fala dos factores fundamentais nestes processos

Depois da saída de Jurgen Klopp, o Liverpool está a recrutar um treinador para a próxima época e foi divulgado que o treinador do Sporting, Rúben Amorim, já fez uma entrevista para o cargo.

 

A este propósito, a headhunter Soledade Carvalho deu uma entrevista à CNN onde explicou quais os factores fundamentais nestes processos.

Soledade Carvalho vê como agrado, o facto de se usar no futebol aquilo que são as regras e os processos de recrutamento de executivos de uma forma mais profissional.

E explicou «há uma procura de potenciais candidatos no mercado para determinado lugar e depois há todo um conjunto de entrevistas até se constituir a tal shorlist de três ou quatro potenciais candidatos que cumprem os requisitos pretendidos e que depois são entrevistados ela entidade que os quer contratar».

Sobre a função das empresas de recrutamento nestes processos, a headhunter esclareceu que «o mandato é quando uma empresa, que pode ser um clube de futebol como neste caso ou qualquer outra entidade que tem uma necessidade de contratar um alto quadro, contrata uma empresa de recrutamento e pede ajuda para fazer essa pesquisa e traçar um perfil do candidato pretendido, do qual faz parte um conjunto de hard skills e soft skills que têm de estar presentes nesses tais candidatos para esse lugar».

«Neste caso Rúben Amorim teve bons resultados no Sporting e por isso era óbvio que ia ficar no foco dos clubes internacionais, assim como acontece nas empresas de executivos. Depois é chegar a fala e de alguma forma fazer as abordagens correctas, com confidencialidade. Por um lado é preciso atrair as pessoas para aquele projecto, mas por outro lado é preciso avaliá-las».

Para concluir a responsável, referiu que é preciso saber como o candidato superou adversidades na sua carreira e quais os seus êxitos e o que fez para os alcançar.

Além disso, apontou outros dois factores como fundamentais o alinhamento cultural, «é preciso perceber se as pessoas ao irem para lá se adaptariam à cultura». E as questões éticas «é preciso fazer fazer uma avaliação das decisões éticas que a pessoa tomou ou não ao longo da carreira e isso faz-se através da recolha de referências profissionais».

Ler Mais