Maria Helena Henriques distinguida com prémio Desenvolvimento de Talento

É já para a semana, dia 28 de Junho, que a DCH – International Organisation of Human Capital Managers, em parceria com a WTC e o Foro Recursos Humanos, traz pela primeira vez a Portugal a Gala RH. Vão ser entregues seis distinções. Maria Helena Henriques, directora coordenadora de Recursos Humanos do Millenium BCP vai receber o prémio Desenvolvimento de Talento.

 

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, Maria Helena Henriques, vencedora do prémio Desenvolvimento de Talento, promovido pela Cegoc, começou a sua carreira no Banco Português do Atlântico, em 1989. Mas o seu primeiro desafio foi na área comercial, «uma experiência muito enriquecedora, onde foi possível perceber o que é uma organização com foco no cliente e, por conseguinte, nas pessoas. Esta percepção foi complementada posteriormente, quando assumiu, em 1992, funções de responsabilidade no Gabinete de Planeamento, Organização e Recursos, estrutura de staff à área comercial. Em 1998, abraçou um desafio profissional como subdirectora no Departamento de Qualidade, «área que me abriu horizontes, permitindo conhecer o Banco pelos “olhos dos clientes”, internos e externos, e dos colaboradores», conta.

Foi em 2003 que começou o seu percurso na área de Recursos Humanos, primeiro como directora do departamento de Formação, mais tarde como directora do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, e, desde 2019, como directora Coordenadora de Recursos Humanos, «este último, sem dúvida, o maior desafio do meu percurso profissional», partilha.

Maria Helena Henriques foi distinguida pela DCH com o prémio Desenvolvimento de Talento, área que considera «determinante para qualquer empresa com os olhos postos no futuro». Explica porquê: «Nos dias de hoje, onde a complexidade e a competitividade são realidades cada vez mais marcantes, a necessidade de olhar para as pessoas como o activo mais importante de cada organização é um imperativo. “Desenvolver competências e renovar talento: reforçando a capacidade do Millennium em atrair, formar e reter os perfis necessários para abordar os novos desafios em domínios críticos e adaptar os métodos de trabalho ao novo paradigma, promovendo um ambiente de igualdade de oportunidades” é um dos pilares do Plano Estratégico que o Millennium apresentou ao mercado e, como tal, um compromisso firme perante todos os stakeholders. A distinção na categoria de “Desenvolvimento de Talento” é muito prestigiante para o Millennium bcp. Encaramo-lo com satisfação e, sobretudo, com o sentido de responsabilidade em saber corresponder aos desafios de hoje e saber traçar caminho que nos permita ir mais além.»