Microsoft e Siemens lançam assistente baseado em IA generativa para aumentar a produtividade

A Microsoft e a Siemens estão a aprofundar a sua parceria ao trazer os benefícios da Inteligência Artificial (IA) generativa para as indústrias de todo o mundo. Como primeiro passo, as empresas estão a apresentar o Siemens Industrial Copilot, um assistente desenvolvido em conjunto baseado em IA, que visa melhorar a colaboração humano-máquina e aumentar a produtividade.

 

Além disso, a integração do software Siemens Teamcenter, para a gestão do ciclo de vida dos produtos, e do Microsoft Teams contribuirá para potenciar, ainda mais, o metaverso industrial. Simplificará a colaboração virtual dos engenheiros de design, dos operadores das linhas de produção e de outras equipas em todas as funções empresariais.

O Siemens Industrial Copilot vai permitir aos utilizadores gerar, optimizar códigos de automação, reduzindo os tempos de programação e simulação. Isto permitirá reduzir o tempo despendido com uma tarefa que antes levava semanas, para apenas alguns minutos.

O copiloto recebe informações sobre automação e simulação de processos da Siemens Xcelerator, a plataforma de negócios digital aberta da Siemens, e melhora-os através do Serviço Azure OpenAI da Microsoft. Os clientes mantêm o controlo sobre os seus dados, que não são usados para treinar modelos de IA subjacentes. Ao utilizar linguagem natural, as equipas de manutenção podem ser apoiadas com instruções detalhadas de reparação e os engenheiros têm acesso rápido a ferramentas de simulação.

Na perspectiva das duas empresas, os copilotos com IA assistirão profissionais de várias áreas, como a produção, infraestruturas, transportes e cuidados de saúde. Vários copilotos estão já a ser planeados para os sectores da indústria transformadora, como a automóvel, bens de consumo embalados e construção de máquinas.

A Schaeffler AG, fornecedor da indústria automóvel, é um dos primeiros na indústria automóvel a adoptar a IA generativa na fase da engenharia. Isto ajuda os seus engenheiros a gerar linhas de código fiáveis para a programação dos sistemas de automação industrial, tais como robôs. Além disso, a empresa pretende incorporar o Siemens Industrial Copilot nas suas próprias operações, a fim de reduzir significativamente os tempos de inactividade, e, posteriormente, expandir a sua utilização aos seus clientes.

Ler Mais