Mulheres são mais confiantes do que os homens na gestão de crise, diz estudo

O Worldcom Confidence Index (WCI), estudo que incide sobre a confiança e receios dos CEOs e CMOs no decorrer dos 12 meses anteriores a Setembro de 2020, foi conduzido pelo The Worldcom Public Relations Group e analisou mais de 54 mil CEOs e CMOs de todo o mundo, incluindo Portugal.

 

A principal mudança foi o aumento de 7% da confiança de líderes femininas e o decréscimo dos mesmos pontos percentuais da confiança apresentada por líderes masculinos.

O facto de estes resultados incluírem o período pandémico sugere que as líderes estão mais confiantes quanto à sua capacidade de gestão de crise do que os seus pares masculinos. Apesar desta subida de confiança, a confiança global e geral dos responsáveis pelas posições cimeiras das organizações decresceu em 9% desde 2019.

«As mudanças impostas pela pandemia na forma de operar de muitas empresas resultaram em duas alterações significativas de confiança», refere o estudo. A confiança na habilidade de qualificar e requalificar ascendeu 15 posições, alcançando o primeiro lugar do WCI. E a confiança na utilização de tecnologia que permita a colaboração e inovação chegou ao segundo lugar, subindo 16 posições.

«A subida de interação com um dado tópico entre os líderes não se traduziu num aumento de confiança», revela o estudo, «como seria de esperar, a abordagem de tópicos como o governo e mudanças legislativas ou a gestão de crise aumentou em 79% e 40%, respectivamente, desde 2019». Contudo, ambos se mantiveram no top 5 de tópicos em quais foi depositada menor confiança, em conjunto com acordos e tarifas globais, o impacto da comunicação política nas redes sociais nos negócios e o assédio sexual e outros condutas negativas.

A confiança dos líderes dos Estados Unidos aumentou 26% desde 2019, tornando-os os mais confiantes a nível global. Contudo, este aumento de confiança não foi transversal todos os tópicos do WCI. «Por exemplo, a confiança dos líderes norte-americanos na privacidade e proteção dos dados decresceu 23% desde 2019. Portugal, por outro lado, manteve-se abaixo do nível médio de confiança global», refere o estudo.

Confiança na gestão de relações com os media aumentou
A confiança no impacto e papel dos media aumento desde 2019. Este tópico moveu-se do último lugar em 2019 para a 10ª posição no WCI de 2020. Os líderes franceses são os mais confiantes, por oposição aos líderes brasileiros, que apresentam maior preocupação relativa a este tópico.

Todd Lynch, Managing Director of The Worldcom Public Relations Group, declara que «a nossa decisão de amplificar a utilização de inteligência artificial já se refletiu na maior amplitude e profundidade do conhecimento que podemos fornecer. No índice de 2020, oferecemos resultados para 36 países, em comparação com os 15 de 2019. Esperamos que este número possa ascender aos 46 países no fim de 2020. Estamos confiantes de que as conclusões providenciadas pelo WCI permitirão às organizações desenvolver campanhas estratégicas chave com um impacto significativo em 2021».

 

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