Na época das videoconferências saiba como manter a sua privacidade com estas dicas

Ao trabalhar remotamente é possível que utilize o seu computador pessoal, que pode conter arquivos e informações que não queira revelar aos outros. Por sua vez, uma tarefa rotineira de quem trabalha remotamente é ter que compartilhar o seu ecrã em serviços de videoconferência para mostrar algum processo ou determinada informação.

Para evitar qualquer tipo de constrangimento, existe uma série de configurações e recomendações que pode seguir para manter a privacidade ao partilhar a tela do seu PC. O site IG partilha algumas delas.

Crie uma conta apenas para o trabalho
Ao utilizar um computador com Windows , Mac OS ou Linux, uma das dicas mais simples consiste em criar um utilizador apenas para o seu trabalho. Dessa forma, esse perfil só vai mostrar os arquivos que usa para trabalho e tudo que é de uso pessoal não ficará a mostra, algo bem útil para não misturar configurações.

 

Active o modo assistente de foco
Quando usa o seu computador e tem diversas aplicações instalados, é comum receber notificações. Até podem ser importantes, mas durante a partilha do ecrã podem facilmente transformar-se em distracções.

Felizmente, para ocultá-las, o Windows 10 conta com um recurso nativo chamado de “ Assistente de foco”, que pode ser activado nas configurações. Quando está activado no Windows 10 tem a possibilidade personalizar um horário para não receber notificações ou até mesmo definir quais apps podem ou não aparecer.

 

Oculte os ícones da área de trabalho
Se por algum motivo a sua área de trabalho deverá ficar a mostra durante a partilha do ecrã, uma boa ideia pode ser esconder os seus ícones e atalhos para evitar distrair os membros da reunião.

Este processo é feito de forma bem rápida através do menu de contexto do Windows. Para aceder, basta clicar com o botão direito do rato num espaço vazio da sua área de trabalho.

 

Feche os programas desnecessários
Deve fechar todos os programas que não são essenciais para a chamada. Além de evitar certas notificações não os deixará à vista na barra de tarefas do Windows, que sempre fica com uma aparência melhor quando está “limpa”.

 

Partilhe uma janela específica
Em vez de partilhar toda o seu ecrã, partilhe apenas uma parte dela se o programa der a opção ou, melhor ainda, partilhe apenas a janela do programa que precisa de mostrar.

Ao fazer isto, mesmo que abra outro programa no computador apenas a janela seleccionada para o compartilhamento será exibida durante a chamada.

Ler Mais