Não se sente satisfeito no trabalho? Dê prioridade a estes cinco aspectos

A satisfação no trabalho é, sem sombra de dúvidas, um dos elementos mais importantes da vida, principalmente porque quando um profissional está satisfeito isso tem repercussões positivas em toda a sua experiência.

 

Curiosamente, a realidade de hoje é confusa no que diz respeito este tema. Por um lado, de acordo com o “Job Satisfaction survey” do The Conference Board, a satisfação no trabalho atingiu um nível recorde de 62% desde 1987, e o engagement também atingiu níveis máximos, avança a Gallup.

Por outro lado, com base nos dados da Gallup, quase 60% das pessoas relataram estar insatisfeitas com o seu trabalho e emocionalmente desligadas, e 19% disseram que estavam infelizes.

Assim, o que é necessário para estar satisfeito na vida profissional? A Forbes partilha cinco factores-chave a ter em consideração.

Cinco formas de encontrar satisfação profissional

É importante compreender os elementos-chave que levam à satisfação. Cada caso é um caso, claro, mas geralmente quando as pessoas têm este tipo de experiência, é mais provável que se sintam realizadas e felizes. Portanto, estes são os elementos a serem priorizados na hora de procurar emprego e desenvolver a sua carreira.

  • Primeiro, alinhe o máximo possível o que gosta de fazer e o que tem de fazer. É pouco provável encontrar um emprego que se adapte perfeitamente aos seus gostos e que não inclua nada que não goste – mas quando consegue chegar o mais perto possível, a correspondência é um poderoso contributo para a satisfação.
  • Segundo, faça algo com significado. Um sentido de propósito está significativamente correlacionado com realização e satisfação. Não precisa de resolver a fome ou a paz no mundo, mas quando faz um excelente trabalho, que é significativo para os seus colegas e para as pessoas para quem trabalha, isso também é bom para si. Seja dar o seu melhor, independentemente do tipo de função que desempenha, ou ter uma carreira que, para si, tem valor intrínseco, qualquer que seja o significado que lhe atribui, contribuirá para a sua satisfação.
  • Terceiro, pense nas pessoas à sua volta. Outro elemento de satisfação é quando consegue conectar o seu trabalho a outras pessoas e à sua comunidade. Para alguns empregos, a ligação é óbvia: por exemplo, um professor ajuda os alunos a aprender e a construir o seu futuro. Para outras funções, analise e reflicta sobre essa ligação.
  • Quarto, pense na aprendizagem e no crescimento. Outro aspecto fundamental da satisfação é uma carreira que oferece oportunidades de desenvolvimento ao longo da vida. Aprender e crescer estão ligados à felicidade, portanto, quando a sua carreira oferece oportunidades para explorar algo novo e desafiar as suas competências, há uma boa hipótese de a considerar mais satisfatória.
  • Quinto, procure o respeito. A maioria dos profissionais quer um emprego que dê algum nível de prestígio e respeito por parte dos outros. Segundo uma pesquisa da Zety, as pessoas têm maior respeito por empregos que cuidam dos outros, são confiáveis e essenciais para a sociedade. Além disso, valorizam aqueles que têm funções que exigem um elevado nível de intelecto, educação ou capacidade física. Valide para si mesmo os aspectos do seu trabalho que cumprem essas características.

Além destes cinco factores, também deve considerar aspectos como salário e segurança no emprego, o nível típico de stress associado ao cargo, o tipo de organização da qual o trabalho fará parte, bem como o potencial de crescimento. Deve igualmente considerar a carga horária, o nível de autonomia e as condições de trabalho, que afectam os seus padrões e qualidade de vida.

Ler Mais