Noesis: Aposta no bom ambiente e no desenvolvimento individual

A Noesis afirma estar, desde sempre, altamente motivada para colocar as pessoas no centro da organização.

 

Esta é uma filosofia que se reflecte no ambiente descontraído e de transparência e nas relações que se criam no seio da empresa. O statement do Employer Value Proposition da Noesis representa a cultura: “Let’s innovate together!” e fundamenta-se em pilares relacionados com as soluções inovadoras que a empresa cria, a valorização de uma força de trabalho diversificada, a aposta na formação dos talentos, a promoção do equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, e o impacto na sociedade.

De acordo com Teresa Lopes Gândara, Human Capital senior director da Noesis, «procuramos implementar estes pilares em toda a jornada do colaborador, desde o momento da atracção do candidato, passando pelo onboarding, integração e experiência, até ao momento em que o colaborador decide fazer parte da comunidade de alumni».

Recentemente, a Noesis colocou em marcha um plano de melhoria das políticas de gestão de talentos, com o objectivo de tornar a cultura organizacional mais forte. Este plano incluiu sessões de formação de competências de liderança com a participação de colaboradores com responsabilidades de gestão. O objectivo, de acordo com Teresa Lopes Gândara, é «implementar uma liderança onde todos conheçam o propósito e valores da organização, e sejam convidados a partilhar sugestões, e a questionar. Acreditamos que esta visão promove um ambiente de trabalho onde as pessoas se sentem seguras, realizadas e motivadas».

Como resultado desta cultura de transparência, surgiu a iniciativa “Come ON Board”, em que a administração está online e, em directo, a partilhar a estratégia com os colaboradores.

No que diz respeito às iniciativas da Noesis dirigidas aos colaboradores, Teresa Lopes Gândara refere que «“One size does not fit all” e, por isso, as nossas iniciativas têm de ter em conta a especificidade e expectativas de cada um neste novo contexto. O nosso plano de Employer Branding procura encontrar o modelo mais equilibrado e que melhor serve os interesses das nossas pessoas e da organização. Seguimos as tendências e adoptamos um modelo de elevada flexibilidade e de trabalho híbrido. Privilegiamos um modelo em que são as próprias equipas que definem qual o regime mais adequado, dependendo da sua especificidade, área de trabalho, função, projecto, cliente, etc. Há, no entanto, uma directriz geral, extensível a toda a organização, de adopção de um modelo híbrido que contempla a presença de, pelo menos, dois dias por semana no escritório».

A adopção deste modelo híbrido e flexível ajuda também a cumprir o objectivo da Noesis de promover o work-life balance.

Além disso, Teresa Lopes Gândara considera que «o modelo de trabalho remoto veio acrescentar inúmeras vantagens para colaboradores e organizações, conferindo-lhes maior agilidade, flexibilidade e, em muitos casos, com aumentos de produtividade. Também ao nível do recrutamento, permitiu às organizações alargar o scope de influência. Ao mesmo tempo, se as vantagens são evidentes, é também cada vez mais claro que veio acrescentar novos desafios em diversos níveis, tais como, o nível de engagement dos colaboradores com a organização, liderança das equipas, trabalho colaborativo ou até mesmo em aspectos relacionados com criatividade e/ou inovação. É hoje evidente que estas componentes saem prejudicadas num modelo 100% remoto. Também por isso, na Noesis (e diria que na generalidade das organizações), a adopção do modelo híbrido tem a ambição de “juntar o melhor dos dois mundos” e acredito que será esse, cada vez mais, o caminho de futuro».

A Noesis procura também fomentar a aproximação entre as equipas através de eventos internos como o sunset de verão, o jantar de natal e os #teamnoesis days, em que os talentos são convidados a participar em actividades de teambuilding com foco no desporto ou sustentabilidade. A empresa avalia também, regularmente, a satisfação relativa ao ambiente e processos de trabalho, segurança e saúde no trabalho, e às iniciativas desenvolvidas.

«“Have fun” é um dos pilares do nosso Employer Value Proposition e prmove a adopção de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Disponibilizamos benefícios complementares ajustados ao ciclo de vida dos colaboradores através de um programa de descontos», refere Teresa Lopes Gândara.

A responsável acrescenta que «temos vindo a apostar numa estratégia baseada nos factores que mais contribuem para atrair e reter talento e que, no nosso entender, incluem elementos como Formação, Flexibilidade, Recompensa e Reconhecimento, Diversidade e Inclusão, e Tecnologia inovadora».

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (n.º 148) da Human Resources.

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