Novabase vende negócio de recrutamento em TI à Conclusion Group por 49,4 milhões de euros

A Novabase anunciou a venda da Novabase Neotalent, o seu negócio de recrutamento em tecnologias da informação (TI), à Conclusion Group, por 49,4 milhões de euros.

Segundo um comunicado divulgado na quinta-feira à noite pela empresa portuguesa, a Novabase alienou todas as ações da Novabase Neotalent que detinha, correspondentes a 95,003% das acções representativas do capital social desta, a qual detém a totalidade do capital social da sociedade Novabase Neotalent España.

«Esta operação enquadra-se no plano estratégico da Novabase, que tem como objectivo o foco nos serviços de TI nas áreas de Cognitive e Analytics», refere.

De acordo com a Novabase, a operação de compra e venda deverá ser concretizada «nos próximos meses», estando ainda sujeita à verificação de um conjunto de condições suspensivas habituais neste tipo de operações, incluindo a não oposição da Autoridade da Concorrência.

O preço acordado da transacção é de 49,4 milhões de euros, estando este valor «sujeito a ajustamentos, nos termos do contrato», e podendo acrescer-lhe um valor adicional de até 950 mil de euros (earn-out), sujeito, designadamente, ao cumprimento integral do Transitional Services Agreement (“TSA”).

Embora ressalve «não ser possível determinar, com precisão», a mais-valia associada ao negócio, a Novabase estima que se venha a situar entre 21 e 26 milhões de euros, «desconsiderando o impacto, imprevisível na presente data, das condicionantes positivas e negativas da contrapartida final, bem como do potencial earn-out».

A Neotalent emprega, actualmente, cerca de 800 colaboradores e facturou 47 milhões de euros em 2022. Já a Conclusion Group é uma sociedade-veículo detida pela private equity neerlandesa NPM Capital.

Citado no comunicado, o administrador executivo da Novabase, Álvaro José Ferreira, afirma que este acordo «acelera a estratégia de crescimento» da empresa, concentrando todos os seus «recursos e energias na expansão internacional do negócio Next-Gen, particularmente nas áreas de Cognitive e Analytics».

«Ao mesmo tempo, integrando-se no ecossistema da Conclusion, acreditamos que a Neotalent continuará a operar de forma autónoma, mantendo a sua identidade e acelerando o seu desenvolvimento como um player nearshore de primeira linha, aproveitando a sua equipa de liderança e de profissionais qualificados», acrescenta.

Já o presidente executivo (CEO) da Conclusion classifica a transacção como «um grande passo» para a empresa. «Ao dar as boas-vindas à Neotalent no ecossistema, alcançamos a massa crítica necessária para uma capacidade nearshore eficaz», sustenta Engbert Verkoren, assegurando o compromisso «em apoiar o desenvolvimento contínuo da Neotalent como um fornecedor de serviços de TI completo, não só em Portugal e Espanha, mas também noutras geografias».

Ler Mais