Nove coisas que não pode (mesmo) dizer ao seu chefe

Em qualquer ambiente de trabalho é extremamente importante que se sinta confortável com todos os que o rodeiam, para que também se consiga gerar um ambiente saudável. O facto de manter uma boa relação com o seu patrão é algo positivo e saudável para que consiga manter o bom funcionamento do seu dia de trabalho. No entanto, é importante que seja cauteloso com as palavras e expressões que utiliza para falar com o seu chefe. 

 

Tendo isto em mente, o site Ekonomista elaborou uma lista com nove coisas que não pode dizer ao seu chefe.

1. Palavrões e insultos

Esta é uma das coisas mais óbvias que não pode dizer ao chefe. Seja qual for a situação, nunca deve dizer qualquer tipo de palavrão ou insultar o seu chefe ou colegas de trabalho.

Ao insultar ou referir algum palavrão estará a perder a sua credibilidade e a demonstrar ser descuidado em pleno ambiente de trabalho.

2. Isso é impossível

Ninguém na sua empresa gosta de sentir falta de convicção ou negatividade à sua volta. Por isso, quando diz que algo é impossível, o seu chefe também não vai gostar deste tipo de atitude. Em vez de afirmar que determinada tarefa é impossível de concretizar, opte por referir que a tarefa em questão será de sucesso se for realizada em equipa, por exemplo.

Por outro lado, é também importante que no caso de surgir alguma dúvida, não tenha medo de pedir ajuda a outros colegas ou até mesmo ao seu chefe.

Quando se sentir perante um desafio no seu ambiente de trabalho, escolha as suas palavras meticulosamente: seja sensível e coloque-se na posição da outra pessoa para que possa pensar como ela.

3. «Agora não posso»

Caso não possa fazer alguma coisa que o seu chefe lhe tenha pedido, procure sempre dar uma explicação em vez de dizer que não pode. Por exemplo, se está cheio de tarefas por concluir e sabe que não vai conseguir cumprir uma em específico, não diga que não pode ou que é impossível.

Demonstre preocupação, converse abertamente com o seu chefe para que ele entenda a quantidade de tarefas que têm para fazer, para que juntos consigam encontrar uma solução benéfica para a empresa.

4. «Não me pagam o suficiente para fazer isto»

Esta afirmação é muito parecida com “Isso não faz parte do meu trabalho”. Trata-se de uma frase pouco profissional e altamente inapropriada, que demonstra ao seu chefe que não está disposto a ultrapassar os seus limites de conhecimento, isto é, de ir mais além.

5. «O que benefício com isso?»

Muitas vezes o trabalho que desenvolvemos diariamente pode envolver a ajuda de outros colegas. Por isso mesmo, sempre que o seu chefe disser que deve desenvolver uma determinada tarefa em equipa, mostre-se totalmente disponível.

Lembre-se que são cada vez menos pessoas que, nos dias de hoje, ainda toleram aqueles que não sabem trabalhar em equipa.

6. «Peço desculpa mas…»

Se alguma coisa correu mal e fez asneira, deve dizer algo como  «estarei mais atento da próxima vez» em vez de colocar uma advertência. Sempre que se desculpa com um “mas” a seguir, transmite a ideia de que o pedido de desculpas não é genuíno.

7. «Fiz o meu melhor»

É importante que todo o trabalho seja feito dando o nosso melhor, caso contrário não estaremos a ser profissionais.

Assim, esta afirmação faz parte da listas das coisas que não pode dizer ao chefe em nenhuma situação. Se cometeu algum erro e afirmou que deu o seu melhor, então, esse tipo de atitude dirá muito sobre as suas competências, mas pela negativa. A melhor resposta que pode dar é que vai acertar da próxima vez.

8. «A culpa não é minha, é de…»

Entre as coisas que não pode dizer ao chefe, esta é uma das principais a reter. Se realmente é inocente, então deve estar preocupado em explicar ao seu chefe o porquê. Não perca tempo a dizer vezes sem conta que a culpa não é sua, ou pior, a acusar os outros colegas de trabalho.

Assumir a responsabilidade é fundamental para que o seu chefe consiga ver quem realmente nunca mentiria ou colocava facilmente alguém em causa.

9. «Não tenho solução»

Não fale nunca com o seu chefe sobre problemas, sem apresentar qualquer tipo de possíveis soluções. Todos os líderes têm uma solução “na manga”.

Mesmo que não a tenha no momento, mostre-se disponível e empenhado em trabalhar até arranjar a solução ideal.

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