O dia depois de amanhã. E a importância do agora

Será este o tema da XXI Conferência Human Resources, que se vai realizar dia 8 de Julho, n’ O Clube – Monsanto Secret Spot. O que estão as empresas a fazer agora e como perspectivam o futuro? As prioridades e os desafios mudaram?

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

O regresso ao trabalho presencial é, actualmente, o foco de muitas empresas, mas os desafios não se ficam por aqui. Um que já se está a fazer sentir nesta fase de alguma retoma, em que as empresas mais afectadas voltam a contratar, é a falta de profissionais disponíveis para trabalhar. O nomadismo digital também está a mudar as regras do recrutamento e a tornar o mercado verdadeiramente global. Portugal tem argumentos? O burnout silencioso (e que nem sempre tem como causa o trabalho) é outro dos temas que está a trazer preocupação, e que é mais difícil de “controlar” com as pessoas fora do escritório.

Estas preocupações partilhadas à volta da mesa serviram como ponto de partida para desenhar um programa que irá perspectivar como será “o dia depois de amanhã” nas empresas, mas também o “agora”. Será esse o foco da 21.ª edição da Conferência Human Resources, que contará, como habitualmente, com os especialistas para ajudar na reflexão sobre os desafios actuais e as tendências na gestão das empresas e, em concreto, da Gestão de Pessoas. As lideranças, o regresso ao trabalho presencial versus o trabalho remoto e os desafios dos novos modelos de trabalho (ligados ao engagement, cultura organizacional, ou onboarding), a saúde mental dos colaboradores ou a agudizada “guerra” pelo talento são temas incontornáveis e que serão debatidos.

Estiveram presentes no Vila Galé Ópera os conselheiros: Catarina Horta (Novo Banco), Catarina Tendeiro (Grupo Ageas), Diogo Alarcão (gestor), Fernando Neves de Almeida (Boyden), Gonçalo Rebelo de Almeida (Vila Galé), Maria João Martins (My Change), Nuno Ferreira Morgado (PLMJ), Pedro Fontes Falcão (ISCTE Executive Education), Pedro Ribeiro (Super Bock Group), Rui Piteira (Tabaqueira) e Sofia Castro (Sonae MC).

Artigo publicado na Revista Human Resources n.º 126, de Junho de 2021

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*