O êxito de uma entrevista de recrutamento depende (muito) da conversa. Sabe o que não deve mesmo dizer?

Uma das vantagens de ser recrutador é conhecer diversas pessoas e poder falar com elas sobre a sua experiência. Mas nem tudo é bom. De acordo com o The Undercover Recruiter, estas são as piores coisas que um recrutador pode ouvir de um candidato.

 

1. Aceito, seja o que for, só quero mudar
Um recrutador não quer ouvir isso, o desespero é algo que fica muito mal ao candidato. Deve ser convincente e não vai querer recomendar uma pessoa que realmente não se importa com a função que irá ter.

 

2. Não quero discutir os detalhes do salário
Conversar sobre salário nunca é divertido, mas uma parte de ser um bom recrutador é conseguir chegar a um acordo com o candidato quanto ao salário, que combine o proposto pela empresa e pelo candidato. O candidato não precisa de lhe revelar tudo logo, mas se o vai recomendar também é importante que ele seja aberto consigo.

3. Sei que não estou a ser realista
Ter um candidato confiante e que sabe o que quer da sua carreira é sempre o ideal. O que não é ideal é quando são totalmente irrealistas sobre o nível ou salário que procuram.

4. Um amigo meu mudou de emprego e o salário dele é x
Quando o candidato usa “um amigo” para justificar algo que o próprio pretende, provavelmente terá a sua decisão tomada em relação a ele (e não será positiva).

5. Não tive tempo de me preparar
Representar um candidato numa entrevista com um cliente e ouvir que ele não se preparou para a entrevista, mesmo depois de lhe ter enviado material para tal, é doloroso.

 

6. Estou a fazer o trabalho do meu chefe
Um candidato que afirme estar a fazer o trabalho do chefe está a cometer um enorme erro. Se não se gabar e for verdadeiro, ele irá expressar isso de outra forma.

Ler Mais