O que a Gestão de Pessoas pode aprender com as abelhas?

As colmeias são uma incrível estrutura social: uma comunidade harmoniosa e eficiente que faz um óptimo uso do trabalho em equipa. Será que a sociedade humana alcançou o mesmo nível de harmonia e coerência?

 

Esse é um dos pontos essenciais que devemos ter em mente na hora de aprender algo com as abelhas.

As abelhas são determinantes para o equilíbrio da vida na Terra, sendo que basicamente tudo que provém das abelhas é positivo e seus benefícios são inúmeros.

Mas o que podem os Recursos Humanos aprender com elas?

Trabalho em equipa, uma competência que podemos aprender com as abelhas
Num mundo dominado pelas abelhas, nunca se fala no singular, pois cada uma delas tem uma importante contribuição individual, mas o objectivo de todas é sempre o bem comum. As colmeias são perfeitamente organizadas. Também nós, seres humanos, dependemos uns dos outros. Mas, criámos uma ilusão a que demos o nome de individualismo. Pense se conseguia mesmo trabalhar sozinho?

Assumir um papel e cumpri-lo na integra 
Cada abelha cumpre com um papel já determinado para ela na colmeia. Não há confusão em relação às funções: cada uma tem a sua e sabe exactamente o que deve fazer. Nós humanos devíamos aprender com as abelhas que se existe um plano colectivo, e para ele funcionar cada pessoa deve desempenhar o seu papel. Enquanto estivermos a desempenhar uma tarefa específica devemos nos concentrar nela.

Cuidar uns dos outros
Quando uma abelha recolhe o néctar das flores, ela não faz isso apenas para si mesma. Ela faz isso porque é fundamental para a sobrevivência da colmeia como um todo. A sua generosidade e cuidado com os outros elementos da equipa (colmeia) é impressionante.

 

Ler Mais