O que dizer numa entrevista de emprego depois de ter sido ser despedido ou dispensado? Duas especialistas dão uma ajuda

Perder o emprego nunca é fácil, quer tenha sido dispensado ou despedido. Voltar e fazer uma entrevista para o seu próximo cargo pode ser igualmente difícil. Inevitavelmente, o recrutador perguntará o que aconteceu no seu último emprego. O que deve dizer? A Business Insider partilha os conselhos de duas coaches de carreira.

 

Lidar com uma situação de perda de emprego é difícil, financeira e emocionalmente. Veja como proceder.

Se foi dispensado

De modo geral, os empregadores compreendem melhor as dispensas do que os despedimentos. Em muitos casos, «o layoff não têm que ver com livrar-se de si mas sim com a posição», revela a coach de carreira Marie G. McIntyre.

Se numa entrevista for questionado sobre o layoff, a coach de carreira Dorianne St Fleur sugere dizer algo como: «A equipa foi impactada pelas demissões em massa e, infelizmente, foi necessário tomar algumas decisões em relação a contratações e recursos, e por isso a minha função foi eliminada.»

Se estivesse na empresa há pouco tempo ou numa posição júnior, também pode mencionar isso, pois esses factores podem ajudar a explicar a sua saída, sem ficar mal visto.

Também pode mencionar caso tenha sobrevivido a rondas anteriores de layoffs antes de ser dispensado. Pode dizer: «A empresa estava a passar por várias rondas de demissões e a chefia tentou descobrir como manter-me o máximo de tempo possível, mas no final, acabei por integrar uma das últimas rondas de demissões.»

Isso mostra que «tinha um bom relacionamento com a chefia e algum tipo de desempenho superior, uma vez que não fez parte dos primeiros lotes de dispensados», explica Dorianne St Fleur.

Se foi despedido

Uma das primeiras coisas que deve fazer, quando for despedido, é tentar negociar como a sua saída será retratada a eventuais empregadores, defende Marie G. McIntyre.

Ela aconselha perguntar ao departamento de RH exactamente que informações fornecerão quando forem contactados. Em alguns casos poderá negociar ser partilhada com o exterior como «uma decisão mútua». Nesses casos, procure obter uma carta de referência que descreva o motivo acordado que poderá usar nos seus processos de candidatura, diz McIntyre.

Também pode ser útil descrever numa entrevista um despedimento como «uma decisão mútua de seguir caminhos diferentes» ou dizer que «não foi a combinação certa», acrescenta St Fleur.

Menos é mais

Ao falar sobre a perda de emprego, lembre-se de que «menos é mais», alerta St Fleur. Aborde a sua saída e, em seguida, direccione rapidamente a conversa de volta para a função em questão.

Pode seguir uma estrutura como esta: «Já não estou naquela empresa. Saí em Outubro e actualmente estou à procura de uma função onde tenha oportunidades de usar os meus pontos fortes em X, Y e Z, e por isso esta empresa e esta posição são ideais para mim.»

Foque-se no futuro

Após uma situação de perda de emprego, é importante manter os olhos postos no futuro. St Fleur costuma aconselhar os seus clientes «a mudarem o mindset e entenderem que têm muito valor para dar».

«Ser despedido ou dispensado não significa que não é um profissional competente ou que não merece outro emprego. A maneira como encara a sua demissão «impacta todo o seu processo de procura de emprego», acrescenta.

«É sobre descobrir qual o próximo passo certo para si. Tente encontrar a próxima melhor opção com base no que deseja fazer, em que nível está, que skills está a tentar adquirir e que lições aprendeu com a função anterior, independentemente da forma como saiu.»

Ler Mais