O seu pessimismo está a deitar a equipa abaixo? Se a resposta é positiva, eis o que deve fazer

Como na vida lá fora, também no trabalho há um timing para tudo, incluindo para o pessimismo. Só que estragar o ambiente de trabalho pode ter consequências no curto, médio e longo prazo. Como ter a certeza de que a sua visão das coisas, mesmo que tenda a ser um pouco mais sombria do que a dos outros, não prejudica a equipa ou o relacionamento com os seus colegas? A Harvard Business Review deixa dicas para contornar a situação. 

 

Primeiro, analise o seu “foco motivacional”. Está focado na prevenção? Ou seja, preocupado com a segurança, e a encarar as tarefas como uma série de obstáculos a serem superados? O foco na prevenção pode ser uma mentalidade produtiva, desde que não desanime constantemente as pessoas.

A seguir, entenda o que pode estar a levar a sua mentalidade negativa para além do foco na prevenção. Está esgotado ou a sentir-se negativo por causa de algo que está a acontecer no trabalho ou noutras partes da sua vida? Se achar que o seu pessimismo é produto de factores que estão sob o seu controlo, tome medidas para resolvê-los.

Depois, preste atenção ao seu comportamento. Seja qual for a fonte do seu pessimismo, mudar as suas acções é muito mais fácil do que tentar negar as suas opiniões. Procure maneiras construtivas de partilhar opiniões negativas. Por exemplo, em vez de “isso nunca vai funcionar”, tente algo como “vejo alguns riscos nesta abordagem que gostaria de partilhar e debater”.

Finalmente, experimente o optimismo. Encontre momentos em que pode transmitir positividade genuína. Isso ajudará a evitar uma reputação negativa da qual não consegue livrar-se.

Ler Mais