Oito hábitos que distinguem as equipas (altamente) produtivas em trabalho remoto

Ter uma equipa de trabalho produtiva não é uma tarefa fácil, mas ter uma equipa a trabalhar remotamente de forma produtiva é ainda mais difícil. O site pme.pt elaborou uma lista com alguns hábitos que são comuns a equipas bem-sucedidas no trabalho remoto.

 

1. Ligação encurta a distância
A distância pode ser uma realidade, sim, mas é atenuada pelo facto da equipa estar constantemente ligada entre si, através da Internet. Facebook, Twitter, Whatsapp, Skype, HipChat, LinkedIn e tantas outras redes e ferramentas encurtam as distâncias e facilitam o contacto entre as pessoas em qualquer lugar e a qualquer hora.

 

2. Colaboração e partilha em tempo real
A maior parte das equipas produtivas em ambiente de trabalho remoto revelam uma grande capacidade de colaboração e partilha de experiências e conhecimentos em tempo real. No mesmo momento em que falam de um relatório, partilham-no num chat, por exemplo.

 

3. Maior triagem na participação em conferências virtuais
As equipas produtivas que trabalham remotamente sabem que só devem participar em reuniões em que estejam directamente envolvidas e nunca em conferências em que grande parte do conteúdo é irrelevante para seu trabalho.

 

4. Mais diálogo
Por incrível que pareça, remotamente os colaboradores sentem-se mais dispostos a interagir uns com os outros e as suas reuniões por videoconferência, por exemplo, tendem a ser mais bem organizadas e feitas com grupos mais pequenos, o que aumenta a interacção, promove o diálogo e evita o monólogo.

 

5. Tecnologia testada
Não há nada pior para um trabalhador remoto do que uma ligação à Internet interrompida. Para que isso não aconteça as equipas produtivas testam frequentemente os equipamentos e as ligações que usam de forma a não serem apanhadas de surpresa por questões de incompatibilidade, por exemplo. As mesmas equipas costumam ainda assegurar a disponibilidade da informação mantendo os seus arquivos na cloud (por exemplo na Dropbox, que é uma maneira simples de partilhar arquivos) ou usando ferramentas de videoconferência como o Skype.

 

6. Tecnologia para criar confiança
As equipas produtivas tentam manter uma janela de conversação com o grupo durante todo o dia, ou via transmissão através de câmara web ou via mensagem escrita através de chat. Isso ajuda-as a combater o isolamento e a debater rapidamente questões, fazer perguntas ou a desenvolver ideias como se estivessem frente-a-frente.

Inclusive, existem sistemas automatizados que permitem que todos os membros partilhem pequenos progressos, ou seja, quando alguém termina uma tarefa, o grupo recebe um alerta. Desta forma todos se mantêm informados e conseguem comparar a sua própria produtividade em relação à dos colegas.

 

7. Reunião frente-a-frente
Uma ou duas vezes por ano as equipas que trabalham remotamente devem reunir frente a frente. Não tem de ser forçosamente em trabalho, o ideal é que esse dia seja o dia de convívio da empresa.

 

8. Reuniões individuais
As equipas que trabalham remotamente e que são verdadeiramente produtivas, também fazem reuniões individuais, principalmente com elementos da administração da empresa com quem podem falar sobre a produtividade, sucessos e insucessos e definir os próximos objetivos de trabalho.

 

Ler Mais