Há profissões pouco convencionais mas estes 12 empregos são mesmo estranhos (provavelmente não sabe sequer que existem)
O leque de profissões que existe à volta do globo é infindável. Já ouviu falar em abraçador profissional, especialista em desculpas e pescador de bicicletas? A Reader’s Digest compilou uma lista de profissões, no mínimo, fora de vulgar.
Ora veja se conhece todas.
Especialista em remoção de pastilhas elásticas
Por ano, os norte-americanos “mastigam” o equivalente a três mil milhões de dólares em pastilhas elásticas. Infelizmente nem todos as colocam nos caixotes do lixo, escolhendo deitá-las para o chão ou colá-las debaixo de mesas ou cadeiras. Obviamente alguém tem de limpar, daí o especialista em remover pastilhas elásticas.
Provador de Pet-food
Quem tem animais de estimação, tem especiais cuidados com a sua alimentação. A função de um provador de alimentos para animais de estimação é precisamente experimentar comida para animais de estimação e determinar se é adequados para eles.
Especialista em odores
Empresas como a Procter & Gamble contratam especialistas em odores para verificar se sabonetes, gel de banho, champôs, desodorizantes, elixires bucais, sprays de higiene feminina entre outros são eficazes ou não no corpo humano. A avaliação é feita numa escala de 1 a 10, sendo o 1 o melhor.
Profissional de escorregas aquáticos
Em 2013, Seb Smith derrotou mais de 2.000 candidatos para o cargo de especialista em escorregas aquáticos na First Choice, fabricante de escorregas aquáticos. Basicamente, um especialista em escorregas aquáticos percorre o mundo a testar a segurança de novos escorregas antes de os parques aquáticos abrirem ao público.
Especialista em desculpas
Transmitir um pedido de desculpas sincero pode ser complicado. Por isso o melhor é contratar um profissional de desculpas, que possa amenizar as coisas com palavras. No espírito do bom atendimento ao cliente, a Southwest Airlines emprega profissionais de desculpas para conversar com passageiros em casos de atrasos ou voos cancelados. O seu trabalho é acalmar os passageiros mais aborrecidos e garantir-lhes que a companhia aérea está a fazer o seu melhor para os levar ao seu destino final.
Experimentador de colchões
A maioria das crianças leva “ralhetes” por saltar em cima da cama, mas agora têm uma desculpa: estão a treinar para se tornarem saltadores profissionais de colchões. As empresas contratam pessoas para saltar em colchões recém-fabricados e verificar se são adequados para dormir. Além dos saltos, também recrutam profissionais para dormir nesses colchões.
Profissional de casamentos/funerais
Precisa de substitutos de convidados de casamento no último minuto? Ir a casamentos nem sempre é tarefa fácil. No entanto, para quem se preocupa com o número de convidados que terá no seu dia especial, já é possível contratar convidados profissionais para irem a casamentos. Tal como nos casamentos, também é possível contratar pessoas para irem a funerais.
Abraçador profissional
Mesmo que não esteja num relacionamento amoroso, ainda poderá obter os benefícios do contacto humano com os serviços de um abraçador profissional. Um carinho profissional pode revigorar a sua mente e fazê-lo sentir-se amado.
Empurrador de metro
Tóquio tem um dos sistemas de transporte ferroviário mais movimentados e eficientes do mundo. Durante a hora de ponta, as carruagens ficam tão cheias que precisam de empurradores, ou oshiya, para conseguir enfiar o máximo de pessoas possível num espaço pequeno.
Profissional de filas
Odeia esperar em filas intermináveis? Não se preocupe, já pode pagar (à hora) a profissionais que fiquem na fila até chegar a sua vez.
Pescador de bicicletas
Amsterdão é a capital do mundo mais amiga da bicicleta. Não é surpresa que muitos destes veículos de duas rodas acabem num dos canais, dando origem a outra profissão – o pescador de bicicletas. Todos os anos, em Amsterdão são retiradas cerca de 14 mil bicicletas dos seus canais.
Profissional de queijo parmesão
É possível distinguir um queijo parmesão de boa qualidade não só pelo sabor, mas também pelo som. Profissionais de queijo parmesão batem um martelo acústico de borracha contra uma roda de queijo para detectar defeitos estruturais no processo de cristalização. Se houver defeitos, o especialista colherá uma amostra para degustação. O trabalho requer treino extensivo e uma audição excepcional.