Os 5 P’s da Comunicação Organizacional

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Com o início de mais um ano é altura de repensar a comunicação das organizações. Qual o balanço feito? O que é que os indicadores mostram? Cumpriram-se os objetivos? Que aprendizagem se retirou de 2022?
Estruturar um plano eficaz de comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Um plano que suporte o plano de negócio e de desenvolvimento da organização.
Há aspetos que considero fundamentais na construção de um plano de comunicação eficaz e que organizei em 5 P’s.

Propósito

Este é o ponto de partida. Qual o Propósito da comunicação que objetivos se querem alcançar? Só a definição de objetivos clara e acordada permite uma avaliação dos resultados. O que se pretende com a comunicação para cada um dos Stakeholders definidos? O que é informação e o que queremos seja “comunicação” o que queremos que a organização diga, informe, e o que queremos ouvir e discutir com cada stakeholder. Para que nos serve a comunicação?

Positiva

O tom e a forma como comunicamos é fundamental para criar recetividade nos nossos interlocutores. A comunicação deve ser empática, envolvente e cativante para criar interesse. Cada vez há mais solicitações de atenção e menos disponibilidade. Por isso ser Positivo no conteúdo e na forma como comunicamos é fundamental.

Pertinente

Pense antes de comunicar … tem interesse? Acrescenta valor? É importante? Comunicação que não tem interesse ou não é Pertinente não vai ser ouvida e pode até ser contraproducente face à boa vontade do seu interlocutor. Nas organizações é fundamental esta análise. Será a informação que estamos a transmitir aos colaboradores é realmente a importante? É pertinente para a melhoria do seu desempenho? da sua motivação?

Personalizada

Uma comunicação eficaz tem em conta as características da sua audiência; o seu conhecimento a sua disponibilidade o seu interesse. Uma comunicação pertinente tem de ser Personalizada para ir de encontro à audiência. O mesmo conteúdo de informação tem de ser trabalhado de forma diferente consoante o seu público alvo. Esta é uma questão também fundamental dentro das organizações e por isso muitas vezes a mesma informação para todos não chega a todos da mesma forma. Tem de ser trabalhada e explicada de forma diferente a diferentes audiências. Esta personalização abrange também a escolha do canal de comunicação mais adequado a cada público.

Processo

A comunicação não é um conjunto de ações esporádicas, que nos parecem adequadas até porque já testadas noutras organizações …
A comunicação é um processo de suporte ao desenvolvimento do negócio e das pessoas.
Tem o seu input específico, diferente em cada organização e terá de ter o seu output definido face ao Propósito.
Tem recursos alocados, um plano de ação com indicadores e uma responsabilidade definida.
Outros P’s haverá certamente, mas com estes 5 já temos com certeza um bom começo de trabalho para 2023.
Bom Ano! com Boa Comunicação.

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