Os robôs humanoides chegaram a Portugal

A IBM apresentou em Portugal o NAO, um pequeno robô humanoide com as capacidades cognitivas do IBM Watson incorporadas, que lhe permitem manter uma conversa em linguagem natural.

 

Os cerca de 350 participantes da Conferência IBM BusinessConnect 2016 puderam conhecê-lo e comprovar ao vivo as vantagens únicas que estes sistemas, que aprendem (e não esquecem), podem oferecer às indústrias e empresas, para que estas se tornem mais competitivas e tomem decisões de negócio mais assertivas.

António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal, explica que «o que irá diferenciar as organizações é conseguirem compreender, analisar e tirar partido dos dados que são gerados diariamente. E, seguramente, que as empresas que arrancarem à frente, recorrendo à computação cognitiva, terão uma vantagem competitiva muito relevante», continuando ao afirmar que «através da computação cognitiva, será possível adicionar ao negócio digital, inteligência digital».

O IBM Watson é a plataforma cognitiva da IBM, que representa uma nova era da computação onde os sistemas têm a capacidade de entender o mundo da mesma forma que os seres humanos o fazem – através dos sentidos, da aprendizagem e da experiência. Mas mais do que isso, o IBM Watson lê e compreende em linguagem natural o significado e o contexto da informação para rapidamente encontrar informações relevantes, mesmo entre dados não estruturados.

Desenvolvido nos laboratórios da empresa, o IBM Watson está já disponível a partir da cloud, em diversos formatos, como pequenos robôs, e pode ser aplicado a qualquer indústria, da saúde, ao turismo, à banca ou à educação.

Durante a conferência decorreram ainda dois painéis de debate, moderados por Pedro Santos Guerreiro, director do Expresso – um mais direccionado para o ecossistema das startups e outro para a indústria –, onde participaram gestores e líderes de topo do nosso país, designadamente António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Martins da Costa, ddministrador Executivo da EDP, Gonçalo Cabrita, xo-founder & CEO da CoolFarm, Inês Caldeira, CEO L’Oreal Portugal, Jorge Portugal, director-Geral da Cotec Portugal, Luís Flores, CEO da Unicre, Manuel Castelo-Branco, vice-presidente dos Correios de Portugal, e Pedro Rocha Vieira, co-founder & CEO da Beta-i.

Houve ainda lugar para três sessões paralelas, onde foram apresentadas as últimas novidades e casos de sucesso da IBM nas áreas de analítica, cloud e cibersegurança.

A sessão contou também com uma área de exposição das soluções dos parceiros de negócio da IBM: BI4all, Compta, Critical Software, Informática El Corte Inglés, Novabase, PDM e PSE.

Ler Mais