
Partilha casa e está em teletrabalho? O desafio aumenta mas estas dicas vão assegurar uma “convivência produtiva”
Para muitos profissionais, ter a possibilidade de trabalhar em casa pode ser um ponto negativo, uma vez que grande parte deles desempenha suas funções num espaço limitado partilhado com outras pessoas, todos com rotinas ou horários de trabalho diferentes.
Como manter a concentração e a motivação para o trabalho e garantir uma boa convivência ao trabalhar regularmente na mesma casa com amigos, conhecidos ou familiares?
O novo “How to Survive Teleworking Guide” do Robert Walters Group partilha quatro dicas para trabalhar em conjunto com sucesso:
1. Estabeleça as “regras do jogo” desde o início
Estabelecer certas regras através das quais chega a um acordo comum com os seus colegas de casa é sempre uma boa ideia:
- Uma função, um espaço: Pode-se considerar a possibilidade de distribuir as diferentes áreas do apartamento dependendo do tipo de trabalho a ser feito. Por exemplo, pode concordar que a área com a melhor ligação de internet é para videoconferências, ou que todas as chamadas telefónicas são realizadas nos respectivos quartos para não incomodar os demais.
- Atribuição de tarefas domésticas: As tarefas domésticas podem ser realizadas por quem tiver maior disponibilidade de horários, mas enquanto todos estão à distância, é importante partilhar responsabilidades e garantir que ninguém arca com o fardo de manter a casa limpa e em ordem.
2. Organize uma “reunião de bom dia”
Pode optar por marcar uma reunião matinal com seus colegas de casa. Durante a reunião poderá falar sobre os seus horários para o dia, incluindo chamadas ou videoconferências importantes para as quais precise de tranquilidade e silêncio, ou cumprir um prazo urgente para o qual não deva ser interrompido.
Faça um calendário simples, com post-its coloridos para classificar as diferentes atividades. Desta forma, você evitará qualquer conflito que surja no dia-a-dia.
3. Seja empático com seus colegas de casa
Pode parecer simples, mas quando as pessoas são repentinamente forçadas a passar muito tempo juntas, é fácil que surjam tensões e conflitos ao menor desacordo. Por isso, é importante sempre manter a empatia pelas pessoas com quem vive.
4. Desfrute da companhia de outros
Numa época em que muitos colaboradores se sentem isolados e desconectados, compartilhar um apartamento oferece a possibilidade de manter uma interação regular com outras pessoas.
Aproveite esta situação para desfrutar da companhia de outras pessoas, para partilhar momentos que podem ser muito benéficos para a sua saúde física e mental. Isso não só vai fortalecer os seus relacionamentos pessoais e a atmosfera geral da casa, mas também o vai ajudar a manter um estado de espírito positivo durante seus dias de teletrabalho.