![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/10/postura-secretaria.jpg)
Passa a maior parte do dia sentado? Atenção, isso pode trazer (muitos) riscos. Siga estes conselhos de um terapeuta para os evitar
Adoptar a mesma posição durante longas horas tem um grande impacto na saúde, principalmente na patologia da coluna, por isso trabalhar o dia todo sentado pode resultar em dores ou até mesmo em inflamações. Em entrevista à Human Resources Portugal, o terapeuta ocupacional Paulo Ferreira deixa alguns conselhos que podem ajudar a diminuir as consequências de trabalhos em frente ao computador.
É comum que quem está cerca de oito horas sentado à secretária experiencie tensão em várias zonas do corpo, mas o mais frequente são dores associadas à coluna, como lombar ou cervical, o que é comprovado pelo estudo de 2022, “Characteristics of office workers who benefit most from interventions for preventing neck and low back pain: a moderation analysis”, publicado pela PAIN Reports.
Segundo essa análise, entre 31% a 51% dos trabalhadores que exercem funções sentados sofrem de dores no fundo das costas e entre 42% a 69% apresentam desconforto no pescoço e ombros. Contudo, existem outras zonas que são também afectadas por uma postura incorrecta, tais como dores no braço e polegar, ainda que o mais usual seja nas costas.
O que fazer para evitar problemas de postura?
Fazer exercício, no entanto, é fundamental que seja o mais adequado. Optar por fazer CrossFit ou cargas musculares muito grandes não é o mais indicado para combater este problema, alerta o terapeuta ocupacional Paulo Ferreira ao explicar que «não é necessário fazer actividade física excessiva, apenas exercícios simples que permitam ao corpo manter a integridade da articulação e possibilitem a que a pessoa se estire».
Uma prática de actividade física regular pode evitar problemas de saúde, assim como ter a noção do que é uma postura correcta, acrescentou o especialista ao salientar a importância de «evitar deitar-se ou sentar-se de forma incorrecta no sofá assim que chega a casa», o que também ajuda a que as dores corporais não se agravem.
Muitas vezes, adoptamos uma postura de inflexão na cadeira onde nos sentamos para trabalhar, tal como acontece no sofá quando não estamos correctamente sentados, em vez de uma postura de extensão, que é a mais indicada.
Dado que, na maior parte das vezes, as pessoas não se apercebem de que estão a desenvolver comportamentos negativos, é fundamental seguir algumas recomendações para não chegar a um ponto em que já não existe cura, o que frequentemente acontece com as patologias da coluna. No caso de se sentir muitas dores, o indicado é procurar ajuda de um profissional para comprovar se tem alguma inflamação.
Quais as recomendações para quem trabalha sentado?
Mexer e espreguiçar
Não estar muito tempo parado e na mesma posição, executar exercícios que obriguem o corpo a movimentar-se por mais pequenos que sejam, executando movimentos diversos. Estirar é ótimo, ainda que socialmente não seja bem visto, pode até entrelaçar-se as mãos e jogar os braços para trás ou simplesmente rodar os ombros.
Levantar e fazer pausas
O ideal seria fazê-lo, pelo menos, de hora em hora para que os músculos não fiquem atrofiados e se desvie, por momentos, os olhos do ecrã do computador. Se puder encoste-se à parede para que as costas sintam como devem estar.
Organizar o espaço
Um local luminoso faz com que não sinta necessidade de estar constantemente a debruçar-se no computador, postura que adoptamos gradualmente sem nos apercebermos e que agrava as dores no pescoço, podendo até ter graves consequências na nossa visão.
Ter melhor material
Ainda existem muitas entidades patronais que não valorizam o material de boa qualidade, o que prejudica os trabalhadores. No entanto, sempre que possível deve-se adoptar uma secretária, cadeira e suporte de computador adequados.
Caso trabalhe em casa, deve considerar a aquisição de mobiliário que permita ter uma postura correcta. Se não lhe for possível, pode ajustar o que lhe é fornecido, sendo aconselhável definir a altura do monitor e colocar uma espécie de rolo que permite apoiar a zona lombar, por exemplo.
Prática de actividade física regular
Não tem necessariamente de passar de zero prática desportiva para um desporto de competição. O ginásio não é a única opção, uma caminhada diária já faz com que atinja o objectivo de exercitar o seu corpo assim como a natação que, segundo o especialista, «é também óptimo».