Precisa melhorar a capacidade de tomada de decisão? Estudo garante que jogos de computador podem ser úteis. E explica como

Um estudo divulgado pelo Business Insider revela que os jogos de computador podem ser uma ferramenta útil para treinar a tomada de decisão.

 

«A  maioria dos jovens jogam computador mais de três horas por semana, mas os efeitos benéficos nas competências de tomada de decisão e no cérebro não são exactamente conhecidos», diz o investigador principal Mukesh Dhamala, professor associado de física da Georgia State University e do departamento de astronomia e Instituto de Neurociência da universidade.

«O estudo dá algumas respostas sobre isso», diz Mukesh Dhamala. «Jogar computador pode efectivamente ser usado para treino de eficiência na tomada de decisões e intervenções terapêuticas, uma vez que as redes cerebrais relevantes sejam identificadas».

O estudo envolveu 47 participantes em idade universitária, com 28 classificados como jogadores regulares de videogame e 19 como não jogadores.

Os participantes foram colocados dentro de uma máquina de FMRI com um espelho que lhes permitia ver uma sugestão imediatamente seguida por uma exibição de pontos em movimento. Aos participantes foi solicitado que a pressionassem um botão na mão direita ou esquerda para indicar a direcção em que os pontos se estavam a mover ou resistir a pressionar qualquer botão se não houvesse movimento direcional.

Os investigadores descobriram que os jogadores de computador eram mais rápidos e precisos nas suas respostas. A análise dos exames cerebrais resultantes descobriu que as diferenças estavam correlacionadas com o aumento da actividade em certas partes do cérebro.

«Estes resultados indicam que jogar computador potencialmente melhora vários dos subprocessos de sensação, percepção e mapeamento para acção para melhorar as competências de tomada de decisão», escrevem os autores.

Ler Mais