
Procura emprego? Em 2026, esta é a melhor porta de entrada, aconselha o LinkedIn
Actualmente, muitos profissionais em início de carreira estão a ter mais dificuldade em encontrar emprego. O LinkedIn partilhou uma dica que pode ajudar.
A rede social profissional publicou em Dezembro uma lista com as suas previsões para 2026. Uma delas afirma: “A melhor escolha de carreira para os profissionais em início de carreira será começar numa pequena empresa.” A previsão é que as pequenas empresas, definidas como aquelas com menos de 250 colaboradores, serão “o principal destino para os jovens à procura de emprego em 2026”.
«Quando analisamos quem está a contratar por dimensão da empresa, o que vemos é que as pequenas empresas ainda oferecem muitas vantagens para os profissionais em início de carreira», disse Karin Kimbrough, Chief economist do LinkedIn, à CNBC Make It.
As pequenas empresas representam uma grande fatia da força de trabalho. O The World Bank Group estima que as pequenas e médias empresas (PME) representem cerca de 90% de todas as empresas e sejam responsáveis por mais de 50% do emprego global, como aponta o LinkedIn na sua previsão. Os trabalhadores em início de carreira e em cargos de nível inicial tendem também a constituir uma maior proporção da força de trabalho nas pequenas empresas do que nas grandes organizações.
«Quando se pensa em oportunidades, esta é a melhor forma de começar», diz Kimbrough. «É aí que reside grande parte das oportunidades.»
O cenário para os trabalhadores em início de carreira tem sido difícil nos últimos anos. As contratações para este nível caíram 23% desde Março de 2020, em comparação com uma queda de 18% nas contratações em geral no mesmo período, segundo um relatório do LinkedIn de Maio.
Em Setembro de 2025, a taxa de desemprego para os jovens dos 20 aos 24 anos com o ensino secundário incompleto e sem diploma universitário, e para os jovens dos 20 aos 24 anos com licenciatura, era de 9,7%, segundo dados da Reserva Federal norte-americana, mais do dobro da taxa geral de desemprego de 4,4% nesse mês.
«Estamos perante um mercado de trabalho desafiante, com mais candidatos para cada vaga», afirma Kimbrough. «As pequenas empresas são a melhor porta de entrada neste momento.»
Nas grandes empresas, a participação média de trabalhadores principiantes está “estável ou a diminuir”, de acordo com um relatório do LinkedIn de Outubro sobre a contratação para cargos de nível inicial. Para quem está a iniciar a carreira, o importante é adquirir experiência, independentemente da dimensão da empresa, diz Kimbrough.
«O mais importante para os recém-licenciados é conseguir uma oportunidade. Se não está a conseguir estabelecer-se numa empresa muito grande que não está a contratar tanto como antes, não se esqueça das pequenas empresas que estão ao seu redor.»