Procura o emprego dos seus sonhos? Responda a estas seis perguntas

Está constantemente a sofrer por antecipação devido a mais um dia aborrecido no escritório? Perdeu a paixão pelo seu trabalho? Está a considerar uma mudança de carreira? A consultora Robert Walters tem a solução para si. 

 

Responda a estas seis perguntas para aumentar as probabilidade de encontrar um trabalho gratificante:

 

1. O que gosta realmente no seu trabalho?

Seja realista e reflicta no que gostou, ou não, noutros empregos no passado e projete-se no futuro. Qual foi a última vez que se sentiu mesmo entusiasmado?

 

2. Quais as suas habilidades?

Pense nos seus pontos fortes e fracos da forma mais honesta possível e tome nota das suas competências, não só técnicas, como também soft skills.

 

3. O que quer aprender?

Independentemente do nível em que se encontra, nunca deve parar de aprender. Assim, faça a sua pesquisa para encontrar uma empresa que invista na formação dos seus funcionários em websites como o Glassdoor ou Google Reviews para ter uma noção mais realista. Durante a entrevista, questione o recrutador sobre oportunidades de training e desenvolvimento dentro da empresa.

 

4. Em que tipo de cultura corporativa se enquadra?

Uma empresa da moda com um excelente pacote de benefícios pode parecer muito boa ideia no papel, no entanto, se a sua cultura não encaixar bem com o seu perfil pode vir a sentir-se infeliz no trabalho.  É muito importante perceber como é a cultura de uma determinada empresa antes de aceitar uma oferta de emprego.

 

5. Que impacto quer ter?

Deseja ter a liberdade de fazer crescer uma área do negócio? De desenvolver e liderar novos projectos? Ou de participar em programas de mentoring e em actividades de responsabilidade social? Para além de pensar no que uma empresa lhe pode oferecer, reflicta sobre o efeito que pretende causar.

 

6. O que faz mais sentido com o seu estilo de vida actual?

Se tiver filhos pequenos, é mais provável que valorize a segurança financeira e a oportunidade de trabalho flexível, por exemplo. Para perceber se um determinado emprego se vai encaixar com o resto da sua vida, faça uma lista de prós e contras e considere a sua importância relativa. Tenha em conta aspetos como o tempo de deslocação casa-trabalho, a probabilidade de sair a horas decentes, a qualidade relativa do ordenado e benefícios, segurança laboral e horas de trabalho exigidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler Mais