
Profissionais portugueses trabalham sob pressão
Mais de metade dos portugueses profissionalmente activos confirma trabalhar sob pressão, admitindo que lhes falta tempo para terminar as tarefas que lhes são atribuídas ou para tomar decisões. Este é um dos resultados retirados do inquérito realizado pelo INE.
Para 33% dos trabalhadores a carreira claramente afecta a sua vida pessoal. No entanto, a grande fatia (55,5%) dos inquiridos no estudo “Organização do trabalho e do tempo do trabalho”, realizado em conjunto com o Inquérito ao Emprego no segundo trimestre de 2015, diz que está sujeito diariamente a situações de pressão. Por outro lado, 1,5 milhões de trabalhadores dizem que conciliar a vida familiar e o trabalho é um problema.
O universo estudado neste trabalho foi de 4,581 milhões de profissionais, com 15 ou mais anos, e mostram que as mulheres são quem mais sentem e quem mais afectadas são pelas situações de stress e pressão.
Em relação à vida familiar, o inquérito conclui também que esta é prejudicada pela pouca influência que os trabalhadores têm sobre o seu horário de trabalho ou pela dificuldade que têm para se ausentarem do local de emprego por uma ou duas horas por questões pessoais. Outro dos motivos apontados é também a dificuldade de gozar um ou dois dias de férias marcados com pouca antecedência.