
Quais os países mais bem preparados para a transformação económica? Fórum Económico Mundial dá a resposta
Os conceitos de transformação económica são relativamente novos e os dados são limitados. Dados de 37 países foram mapeados pelas 11 prioridades delineadas no relatório e descobriu-se que, embora nenhum país esteja totalmente preparado para a recuperação e transformação económica, alguns estão mais bem colocados do que outros.
O relatório global do World Economic Forum estima que um aumento de 10% nas pontuações de prontidão pode levar a um aumento de quase 300 mil milhões de euros no PIB destes 37 países combinados. No entanto, estas prioridades para a transformação devem ser consideradas para os seus múltiplos efeitos sobre o crescimento, inclusão e sustentabilidade.
A transição para uma economia mais verde e inclusiva deve ser apoiada por investimentos significativos em infraestruturas, incluindo uma expansão das redes digitais, a Dinamarca, a Estónia, a Finlândia e os Países Baixos estão actualmente mais bem preparados para o fazer.
A economia de Energia verde vai exigir a modernização das infraestruturas energéticas, dos transportes, incluindo redes e compromissos dos sectores público e privado para alargar e respeitar acordos multilaterais sobre proteção do ambiente. Dinamarca, Estónia, Finlândia e os Países Baixos estão mais bem preparados para impulsionar a transformação económica através de infraestruturas. Os países menos preparados incluem a Rússia, a Indonésia, a Turquia e a África do Sul.
O aumento dos incentivos aos recursos financeiros directos para o longo prazo dos investimentos na economia real podem reforçar a estabilidade e expandir a inclusão. Finlândia, Suécia, Nova Zelândia e Áustria estão relativamente mais bem preparadas do que outras economias avançadas, enquanto os Estados Unidos, actualmente o maior centro financeiro do mundo, estão entre os menos preparados.
A mudança para sistemas fiscais mais progressistas surge como uma chave no motor da transformação económica. Nesta medida, a República da Coreia, Japão, Austrália e África do Sul são as melhores preparadas graças a estruturas fiscais relativamente equilibradas e progressivas.
O documento mostra ainda que a Educação pronta para o futuro, leis laborais e apoio ao rendimento devem ser melhor integrados para expandir a base de proteção social. Alemanha, Dinamarca, Suíça e Reino Unido estão relativamente melhor preparados do que outros para combinar a proteção laboral adequada com novos modelos de rede de segurança. África do Sul, Índia, Grécia e Turquia estão menos preparadas.
Finalmente, incentivar e expandir os investimentos longo prazo na investigação, inovação e invenção podem criar novos “mercados do futuro” e impulsionar o crescimento. Finlândia, Japão, Estados Unidos, República da Coreia e Suécia emergem como mais bem preparados para criar os mercados futuros, enquanto Grécia, México, Turquia e República Eslovaca são menos bem preparados.
Em reconhecimento dos acontecimentos extraordinários em 2020 e do esforço global unificado necessário para enfrentar a crise de saúde e as suas consequências socioeconómicas, os rankings do Global Competitiveness Index foram suspensos para 2020.