
Quase metade dos jornalistas na Europa receia perder o emprego
Um estudo recente conduzido pelo Young Professionals Group do The Worldcom Public Relations Group revela que quase metade dos jornalistas na Europa (48,9%) sente estar em perigo de perder o emprego, com 16% a afirmar estar em elevado risco de esta ser uma realidade.
O estudo indica que ainda que menos de um terço (32%) dos jornalistas inquiridos acreditam que a sua audiência manteve desde o início um forte interesse em notícias relativas à situação pandémica. Embora se tenha registado um aumento do interesse em Fevereiro e Março, com a emergência e rápida disseminação do vírus, nos meses subsequentes, o interesse pareceu diminuir.
Já 22% dos questionados afirmou que a sua posição perante a pandemia varia consoante o número de casos de um país em específico e as restrições impostas.
Olhando para lá da situação pandémica, cerca de três quartos dos jornalistas inquiridos (75.6%) acreditam que o mundo pós-COVID não retornará às formas de trabalho tradicionais. As mudanças na vida quotidiana impostas pela pandemia (o trabalho remoto, por exemplo) manter-se-ão, confirmando a ideia de “novo normal”.
O mesmo estudo mostra que quase três quartos (73.3%) dos entrevistados acreditam que o jornalismo impresso sofreu um golpe devastador.
Apesar da transição do formato físico para o digital estar já a ser feita há muito, o seu ritmo foi certamente acelerado pela pandemia. Mais de 83% dos jornalistas perspectivam o meio online, as redes sociais, os podcasts e o conteúdo em vídeo como o caminho a seguir.
Em resposta à rápida mudança do sector, muitos dos profissionais procuram adquirir novas qualificações, com o objectivo de ampliar os seus conhecimentos e encontrar novas formas de chegar às suas audiências. Aproximadamente 43% dos inquiridos dizem estar num processo de requalificação com a esperança de encontrar um outro emprego ou experimentar trabalhar como freelancers.
O Young Professionals Group é um grupo de jovens profissionais de Relações Públicas e Comunicação, integrado no The Worldcom Public Relations Group, do qual fazem parte agências de comunicação de toda a região EMEA. Em Portugal, a Worldcom é representada pela agência de comunicação e marketing Do It On.
O Young Professionals Group conta com 32 representantes das várias agências da região EMEA. Foi a seu convite que jornalistas de 14 países, incluindo Portugal, responderam ao questionário no qual se baseiam os resultados desta pesquisa. São, no total, 454 jornalistas de vários sectores que trabalham por todo o continente europeu. O ponto central do questionário foi o impacto que a pandemia COVID-19 teve na sua profissão e no futuro do jornalismo.