Quer controlar as suas finanças? Gates, Musk, Bezos e outros multimilionários revelam os seus truques de poupança

Warren Buffett, Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos fazem parte do exclusivo grupo de multimilionários. Além do dinheiro, têm em comum o facto de terem começado os seus negócios de praticamente do nada e conseguiram construir impérios como a Microsoft, Tesla, Meta e Amazon, entre outros.

 

Se amealhar fortunas não está ao alcance de todos, mantê-las também exige um enorme esforço. Uma das formas de o conseguir é controlar as finanças de perto e fazê-las crescer aos poucos, seja através de poupanças ou investimentos, avança o Business Insider Espanha. Todos defendem que ter uma boa literacia financeira desde pequenos é fundamental para que poupar no futuro não seja missão impossível.

Para ter um pé-de-meia que permita viver tranquilamente e sem preocupações, até mesmo nos momentos de crise ou recessão, a poupança é o melhor aliado. Os grandes multimilionários deixam conselhos que vão ajudar nessa missão.

 

  1. Poupar deve ser um hábito

Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway e um dos investidores mais brilhantes do mundo, adverte que a primeira forma de poupança é saber investir bem o dinheiro. Pode ser complicado para algumas pessoas, mas há mecanismos que ajudam a fazer grandes poupanças.

Para Buffet, a poupança deve transformar-se num hábito para que seja eficaz e é nos momentos em que surgem rendimentos extra, como no Verão ou Natal, que devemos ser prudentes e guardar essas quantias. Também aconselha a não obcecar com o dinheiro, mas sim pensar o que se pretende fazer com ele, planear o futuro e seguir uma estratégia, por exemplo, para a reforma.

 

  1. Eliminar gastos desnecessários

Para Jeff Bezos, CEO da Amazon, uma das chaves de poupança é eliminar os gastos desnecessários. Em 2009, o fundador da Amazon revelou que para diminuir a factura da electricidade, eliminou os focos do interior das máquinas de expedição.

Com pequenos gestos, Bezos afirma que são várias as possibilidades de poupar e que as pequenas quantidades, todas juntas, transformam-se em grandes somas. Eliminar os gastos que não são necessários fará com que a capacidade de poupança aumente.

Outro dos temas comum a todos é o foco no longo prazo. Ter uma visão do que pretende fazer com o seu dinheiro, especialmente se pretende investi-lo para gerar mais rendimentos é uma das chaves para aumentar o património.

 

  1. Não gastar dinheiro em grandes marcas

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, quebrou os estereótipos dos multimilionários pela simplicidade com que vive. Uma das suas regras de poupança é não gastar dinheiro em grandes mansões ou carros topo de gama, bem como em roupa de marca e cara. Manter o foco no que é realmente importante e não ostentar marcas de luxo é um dos mecanismos de Zuckerberg para manter a sua fortuna. Também Warren Buffet segue esta regra, já que vive na mesma casa há 30 anos.

 

  1. Investir para gerar mais dinheiro

Uma das formas de poupar, ou por outras palavras, aumentar o património é com investimento. Comprar acções de empresas rentáveis que geram rendimentos adicionais é muito usado pelos multimilionários. Apesar de representar os seus riscos, Elon Musk, CEO da Tesla, afirma que é uma das melhores formas de “engordar” os activos. Manter o dinheiro no banco quando já se alcançou uma quantia considerável pode ser um erro.

Reduzir o risco e aproveitar as oportunidades é um conselho que Warren Buffet também costuma seguir. Para investir, é necessário conhecer muito bem para onde irá o dinheiro e considerar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão, já que só assim se reduzirá o risco de perder a quantia investida.

 

  1. Seguir uma filosofia de vida minimalista

O minimalismo é também uma boa ferramenta de poupança. Sacrificar algumas coisas agora pode significar ter dinheiro à disposição quando for necessário, mesmo quando já se tem em grandes quantidades. Viver com apenas o necessário, ajudará a eliminar gastos supérfluos no dia-a-dia. A simplicidade é uma das características que os multimilionários partilham pois estão concentrados no trabalho e não no que vão vestir de manhã. Um dos ícones desta filosofia foi Steve Jobs, cofundador da Apple, que quase não tinha móveis em casa.

 

  1. Ter uma perspectiva pessimista e cautelosa da poupança

A poupança não serve apenas para fazer aumentar o património ou para quando for o momento da reforma, mas sim para estar preparado nos momentos de crise e incerteza. Agora, mais do que nunca, é fundamental estar atento aos movimentos do mercado e agir com precaução na hora de gerir as finanças pessoais. Para Bill Gates, fundador da Microsoft, uma das chaves para poupar de forma eficiente é ter uma visão pessimista e cautelosa. Desse modo, perante a incerteza do futuro, será mais fácil poupar e não gastar dinheiro em caprichos ou coisas supérfluas.

Ler Mais