Quer criar sentimento de pertença na sua empresa? Estas cinco regras são fundamentais

Brad Deutser, fundador e CEO da consultora Deutser e autor de “Belonging Rules: Five Crucial Actions That Build Unity and Foster Performance”, explica à Fast Company por que razão pertencer é tão importante para a satisfação, engagement e esforço dos colaboradores no trabalho.

 

Ainda que muitos líderes considerem “pertencer” mais um conceito vazio e subjectivo, da responsabilidade dos Recursos Humanos e não do C-level, pesquisas demonstram exactamente o oposto.

Uma equipa de especialistas do Clarity Institute e do Institute for Belonging entrevistou mais de quinze mil profissionais em diversos sectores e funções ocupacionais e descobriu não só que o sentimento de pertença é um determinante crítico da satisfação e envolvimento dos colaboradores no trabalho, mas também que é o preditor mais importante destes resultados, além das percepções dos profissionais sobre a cultura ou estratégia organizacional. Ou seja, pode ser considerado a base do desempenho organizacional e do comprometimento dos colaboradores.

No entanto, muitas vezes os líderes concentram-se em questões empresariais mais tradicionais, ignorando a importância do sentimento de pertença. Vários estudos provam que, embora seja importante medir a ligação relativamente a questões organizacionais ou de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), essa ligação não mudará mais o desempenho e os resultados organizacionais do que o sentimento de pertença. Curiosamente, e contrariando o pensamento convencional, pertencer tem um impacto maior na fidelização de colaboradores do que a remuneração.

A compensação é variável. O sentimento de pertença é mais duradouro, com uma ligação e motivação mais profundas para que os colaboradores permaneçam na empresa. As pessoas deixarão os seus empregos se sentirem que não pertencem a uma organização. Pertencer cria um local de trabalho onde os profissionais se sentem incluídos, aceites, seguros e valorizados. Para os líderes, pertencer é a solução sustentável para o envolvimento e fidelização e tornou-se imperativo obrigatório, para todos os líderes, em todos os níveis e em todas as organizações.

A investigação revela que o sentimento de pertença é um motor fundamental da motivação humana e a chave para desbloquear um maior desempenho, resiliência e uma vontade de desafiar as perspectivas existentes.

E cabe aos líderes criar uma comunidade e reconstruir a base sobre a qual possam assentar relações significativas e autênticas. Isto requer uma mudança intencional de foco, abrindo caminho para a compreensão, aceitação, generosidade e boa vontade. Este tema vai definir o local de trabalho para as gerações vindouras e o sucesso será, sem dúvida, alcançado por e através daqueles que criam capacidade de pertença.

Para criar o espaço necessário para o sentimento de pertença, existem princípios básicos eficazes. Brad Deutser chama a esses cinco princípios Regras de Pertença, que os líderes e colaboradores de qualquer organização devem considerar sempre que tomam decisões para si próprios, para as suas pessoas e para a empresa.

Regras de Pertença

Transforme-se no poder. Satisfaça a necessidade de operar a mudança no centro das estruturas de poder, das forças e das tradições enraizadas.

Ouça sem rótulos. Escute sem julgamentos enquanto interpreta a linguagem não-verbal com humanidade e coração.

Escolha a identidade em vez do propósito. Crie um ecossistema que reconheça tanto a complexidade como a totalidade da identidade, que defina o espaço para inclusão.

Desafie tudo. Promova um ambiente aberto à investigação, livre de conflitos, desprovido de forças de oposição e movido por um espírito positivo de curiosidade.

Exija verdade a 100%. Rejeite os típicos 80% de verdade nos negócios modernos e, em vez disso, exija 100% da verdade 100% do tempo.

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