Quer fazer o programa de formação farmacêutica do SNS? Concurso abriu hoje

A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) abriu hoje o primeiro procedimento concursal de ingresso no programa de Residência Farmacêutica para 2023, com 143 vagas disponíveis para a formação a começar em 2023 e com duração de quatro anos.

 

O programa de Residência Farmacêutica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) visa a obtenção do título de especialista na respectiva área de exercício profissional – Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar, Genética Humana. e vem dar resposta na diferenciação e valorização do papel do farmacêutico no seio do SNS, através da criação de novos rumos para os farmacêuticos que pretendem entrar e desenvolver o seu percurso no meio hospitalar.

Segundo comunidado do Ministério da Saúde, os candidatos ao procedimento concursal ficarão habilitados à realização de exame, agendado para dia 29 de Setembro, para ocupação de uma das 143 vagas disponíveis para o programa de formação nesta área.

A prova de ingresso na Residência Farmacêutica é pública, anual, de âmbito nacional, e destina-se a garantir o acesso ao programa de formação, integrando valências práticas e técnico-científicas, que capacitam os farmacêuticos para um exercício profissional autónomo e tecnicamente diferenciado. A formação terá a duração de quatro anos, com início no primeiro dia útil de 2023.

Este novo regime destina-se aos farmacêuticos que pretendam obter o título de especialista nas áreas de análises clínicas, farmácia hospitalar ou genética humana, bem como para ingresso nas carreiras farmacêuticas nos estabelecimentos e serviços de saúde.

As candidaturas podem ser efetuadas através do portal institucional da ACSS, a partir de hoje, 16 de Agosto, em https://acss.min-saude.pt.

Estão também disponíveis, para consulta, o Regulamento da Prova de Ingresso e as respetivas matérias com diferentes graus de preponderância.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*