Quer garantir a sua empregabilidade? Estas soft skills serão essenciais em 2022

Pela importância do trabalho em equipa, da produtividade, da gestão de tempo, da comunicação e da liderança eficaz, as soft skills são cada vez mais valorizadas e em 2022 isso não será excepção. 

 

Neste cenário, são as competências comportamentais que marcam a diferença, aceleram a evolução e potenciam os melhores resultados nas equipas. A pensar nisto, a Olisipo identificou as soft skills que deve dominar em 2022.

1. Design Thinking
Para encontrar soluções disruptivas e trazer inovação, é essencial desenvolver um pensamento analítico, crítico e criativo. A capacidade de ver a “big picture”, analisar uma situação, identificar problemas, prever consequências e tomar decisões atempadas é extremamente valiosa para os profissionais e, para as organizações, não tem preço.

Pela importância de saber prever diferentes cenários e resoluções, desenvolver a competência de design thinking revela-se muito importante num mercado de grande competição e mudança como o das TI.

 

2. Liderança
A gestão de equipas traz muitos desafios aos team leaders. Quando pensamos no teletrabalho, que vive um boom desde 2020, e na chefia de equipas de grandes dimensões, então surgem novas necessidades para conseguir liderar os talentos em direcção aos melhores resultados.

Neste contexto, repleto de transformações, é fulcral que os gestores de equipa desenvolvam capacidades de liderança e motivação dos seus colaboradores, criando uma boa comunicação entre os membros e potenciando as competências de cada um para obter excelentes resultados. Mesmo numa perspectiva de evolução de carreira, esta competência é fundamental.

3. Comunicação assertiva
Comunicar uma mensagem de forma clara e directa é fundamental para o sucesso do trabalho, tanto em equipa como a nível individual. Entre as soft skills com uma valorização crescente em 2022 está precisamente a comunicação assertiva.

Através de diferentes técnicas para explorar elementos como postura, olhar e palavras, é possível desenvolver e dominar esta comunicação como uma verdadeira arte. São poucas as funções que não envolvam comunicação no dia-a-dia e o domínio desta competência trabalha-se ao longo da vida, mas também pode ser ensinada.

 

4. Adaptação e gestão na mudança
O mercado das TI transforma-se a grande velocidade e é exigido aos especialistas que acompanhem as tendências com igual produtividade e rigor.

Para o conseguir é essencial desenvolver competências que permitam integrar e processar essa mudança no foro emocional, a um nível mais pessoal. Ao mesmo tempo, é importante encontrar as melhores formas e métodos para alcançar bons resultados produtivos, através da organização de tarefas, gestão e controlo do tempo e do stress. A forma como agimos e reagimos perante a adversidade e a mudança impacta-nos individualmente, mas sobretudo também os colegas que nos rodeiam. Saber dominar as nossas emoções e saber reagir em ambiente profissional pode fazer a diferença entre um líder ou um executante, ou entre um profissional que é promovido e outro que é considerado “instável”.

5. Persuasão e influência
O impacto da mensagem e o sucesso de uma conversa são exponenciados pela forma como se comunica com confiança. Esta capacidade está ligada de forma intrínseca a competências de persuasão e influência, essenciais para que um discurso ou apresentação alcance o seu potencial. Se há pessoas que aparentemente nascem com o dom natural da persuasão e influência, a maioria das pessoas precisa de aprendizagem e treino para ter realmente resultados positivos.

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