Quer integrar a IA (como o ChatGPT, por exemplo) na optimização das candidaturas de emprego? Veja aqui como fazê-lo

No mundo de hoje, onde ainda existe alguma incerteza em redor da inteligência artificial, algumas das ferramentas podem ser verdadeiramente úteis para simplificar e optimizar as mais diversas tarefas. A Kelly, consultora de recursos humanos, explica de que forma os candidatos podem alavancar as ferramentas de inteligência artificial (IA) ou, por exemplo, o ChatGPT na procura de emprego para fazer um uso bem-sucedido desta tecnologia.

 

Um dos processos importantes na procura de um novo, ou primeiro desafio, é o CV. Quer seja para fazer uma renovação, para facilitar esta tarefa ou para criar o primeiro currículo, existem algumas plataformas às quais os candidatos podem recorrer:

  • Novoresume: aqui é possível criar, de forma gratuita, um CV de uma página, que promete causar um impacto duradouro em quem o ler.
  • MyPerfectCV: nesta plataforma pode ser criada uma carta de apresentação atractiva, que complemente o CV.
  • Resume.io: reúne uma série de modelos de cartas de apresentação e de currículos, sendo especialmente útil para aqueles que estão a criar o seu primeiro CV.
  • ResumeTrick: ajuda a criar cartas de apresentação específicas para um sector e optimiza o conteúdo do CV.
  • ChatGPT: permite criar quase tudo, mas é especialmente útil para compor cartas de apresentação a partir de um texto bem estruturado já existente.

 

«O processo de recrutamento por parte das empresas é cada vez mais feito através do recurso à IA. Logo, é natural que também os candidatos procurem optimizar as suas candidaturas através destes recursos e isto é um bom sinal. Mostra que há caminho positivo de integração das tecnologias no dia-a-dia de todos, de forma construtiva», explica Joana Gama, Marketing director na Kelly Portugal & B2C director em EMEA.