
Quer manter os melhores colaboradores? Faça “entrevistas de permanência” (e inclua estas 10 perguntas-chave)
Muitas organizações realizam entrevistas de saída para aferir os motivos que levaram os colaboradores a sair, seja o factor salário, oportunidades de crescimento, ou relacionamento com chefias. Contudo, existe uma abordagem melhor e mais eficaz. Os líderes devem fazer estas 10 perguntas para reter os melhores talentos, garante o Inc.com.
As entrevistas de saída fornecem um feedback importante, mas não conseguem reparar relações danificadas nem manter colaboradores qualificados que já saíram. Após perder o colaborador, a organização deve analisar os danos resultantes e fazer algo a esse respeito.
As entrevistas de “permanência” atenuam os problemas
Contudo, na verdade, existe uma abordagem melhor e mais eficaz: uma que é proactiva, em vez de agir após o facto, quando é tarde demais para fazer alguma coisa em relação ao colaborador que está de saída. As empresas com visão de futuro estão a implementar o que é conhecido como entrevistas de permanência.
Um entrevista de permanência é uma conversa desenhada para obter informações que ajudem um colaborador de alto desempenho a querer permanecer na empresa em vez de sair. Permite que as organizações resolvam os problemas dos colaboradores antes que a frustração e a desilusão resultem em saídas.
O princípio básico por detrás das entrevistas de permanência é simples: identificar os elementos que impulsionam a motivação e a satisfação entre os principais colaboradores e, em seguida, dar um apoio consistente a esses elementos. É possível identificar possíveis problemas que podem levar à saída de colaboradores mantendo conversas regulares com os colaboradores num diálogo aberto.
«Em vez de esperar que um colaborador se torne tão infeliz ou desinteressado ao ponto de se demitir, é essencial que as empresas se antecipem a possíveis problemas e corrijam as questões de satisfação e engagement dos colaboradores antes que estes surjam», revela Erin Pappo, directora de Recursos Humanos do estúdio de design digital RLMG.
As 10 perguntas-chave
Para estar a par do que acontece aos seus colaboradores, realize entrevistas de permanência regularmente. Isto irá ajudá-lo a compreender melhor os problemas da sua organização antes que se tornem tão graves ao ponto de perder os melhores e mais brilhantes colaboradores.
Para tirar o máximo partido de uma entrevista de estadia, Pappo sugere fazer estas 10 perguntas específicas:
- A última vez que foi para casa e disse: “Tive um dia fantástico, adoro o meu trabalho”, o que aconteceu nesse dia?
- A última vez que chegou a casa e disse: “Já chega, não aguento mais”, o que aconteceu nesse dia?
- O que é realmente diferente aqui que o faz orgulhar-se de ser um colaborador?
- O seu gestor é eficaz? Se sim, o que faz que é mais valorizado por si? Se não, o que gostaria que fizesse mais?
- O que mais ou menos gosta de trabalhar aqui?
- O que pode tentá-lo a sair?
- Que talentos não estão a ser utilizados na sua função actual?
- O que gostaria de aprender aqui?
- O que o motiva (ou desmotiva)?
- O que pode o seu gestor fazer para melhor o apoiar?
As entrevistas de permanência permitirão que as organizações deixem de simplesmente reagir aos problemas e passem a envolver-se proactivamente com os seus colaboradores. Vai poder intervir mais cedo para criar um melhor ambiente e cultura de trabalho que aumentará a produtividade e reduzirá substancialmente as taxas de turnover.