Quer melhorar a produtividade no home office? Estas dicas são para si
Apesar de já estarmos em teletrabalho há alguns meses, para muitos a adaptação continua a não ser fácil. É preciso equilibrar o trabalho com as tarefas domésticas, os momentos de lazer, etc. e continuar a ser produtivo.
Gustavo Farias, instrutor de produtividade, partilha quatro dicas para tornar o trabalho em casa mais eficiente.
Prepare um espaço de trabalho
Mesmo que muitos não tenham um escritório ou um ambiente equivalente em casa, é recomendado reservar um espaço para trabalhar, basta uma escrivaninha ou a mesa da sala, por exemplo. De preferência, escolha uma divisão em que é possível ficar sozinho e fechar a porta.
É importante também que se preocupe com o conforto e a ergonomia do espaço de trabalho – usando mobiliário que possa melhorar a sua postura ao trabalhar, como uma cadeira de escritório e um suporte que permita ajustar a altura do computador.
Não há nenhum problema em querer variar um pouco o ambiente e trabalhar sentado na cama, por exemplo – desde que seja só por um pequeno período de tempo, pois quando não estamos com uma postura adequada, ficamos incomodados perdendo produtividade.
Faça intervalos regulares
Uma técnica muito popular na gestão de tempo é a Pomodoro, criada no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Pomodoro significa tomate em italiano e a técnica foi baptizada em homenagem a um cronómetro de cozinha no formato de tomate.
O método sugere que se divida o trabalho em períodos de 25 minutos, fazendo breves intervalos (mais ou menos de 5 minutos) entre eles. A ideia é que o profissional fique completamente focado na tarefa que está cumprindo durante o total de 25 minutos, sem interrupções. E que, depois, aproveite o intervalo para fazer um alongamento ou uma pequena caminhada. Isso ajuda a melhorar a agilidade mental.
Não pare tarefas
Fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo pode parecer super eficiente, mas não é. Ao parar tarefas, é possível que se perca até 30% da produtividade.
Esqueça o telemóvel
Actualmente, o principal inimigo da nossa concentração é o telemóvel. WhatsApp, Instagram e outros aplicativos de comunicação corporativa, entre outros, estão sempre a chamar a nossa atenção. Para melhorar a produtividade enquanto trabalha o melhor deixá-lo um pouco de lado.
Há algumas maneiras de se fazer isso: colocar o aparelho com o ecrã virado para baixo sobre uma superfície fofinha, como uma almofada, assim não é necessário colocá-lo no modo avião e ficar incomunicável, ou desconectar o telemóvel da Internet, se for um assunto de extrema importância e a pessoa lhe telefonar o dispositivo tocará.