Quer melhorar os resultados da sua empresa? Desenvolva as competências dos seus colaboradores (uma em particular)

Um estudo recente da Forrester Research concluiu que as organizações que formam os seus colaboradores em competências da cloud obtêm um retorno do seu investimento (ROI) de 100% em seis meses e de 234% em três anos.

Por Maureen Lonergan, vice president of Training and Certification for Amazon Web Services (AWS)

 

Já as organizações que têm uma força de trabalho com competências digitais avançadas geram inovações (ou produtos e serviços) que aumentam o Produto Interno Bruto (PIB) global anual em cerca de 5,60T €, fazendo aumentar os ordenados e a produtividade dos trabalhadores. À medida que o ano avança, assistimos a alguns sinais fortes de como a formação em competências da cloud beneficiará qualquer organização.

 

Investimentos em Tecnologia da Informação (TI) e as competências de que vai precisar

Se a sua organização já fez a transição para a cloud, ou está a pensar nisso, pode estar a sentir os efeitos da escassez de talento com competências avançadas na área. Actualmente, há cinco milhões de vagas de emprego na área da cloud por ocupar, e as funções de computação na cloud estão no topo da lista dos postos de trabalho mais difíceis de preencher. Por isso, se estiver à procura de talento nesta área, a melhor estratégia é concentrar-se no desenvolvimento das competências dos seus colaboradores. De acordo com o IT Skills and Salary Survey 2022 da Skillsoft, a computação na cloud está no topo da lista de investimentos, seguida pela cibersegurança/segurança da informação, IA/ML, Infraestruturas e Sistemas, e Análise de dados/Gestão de dados e Ciência de dados. Faz sentido que estes reflictam a formação do pessoal a que os decisores estão a dar prioridade: segurança, análise de dados, ferramentas de programação e operações de desenvolvimento. É provável que os investimentos em tecnologia da sua organização sejam semelhantes para 2023. Se for o caso, analise mais de perto o conjunto de competências da sua equipa actual nessas áreas, e garanta que tem um plano de formação para alcançar as suas metas.

 

Retenha o talento avançado em cloud ao investir em oportunidades de formação e certificação

Se a formação ainda não está no seu plano operacional para este ano, questione-se se pode dar-se ao luxo de não o fazer, dada a escassez global de talento. No AWS Skill Builder, entre outros recursos, existem opções de formação para o ajudar a oferecer oportunidades de desenvolvimento contínuo. A alternativa pode ser um período de espera longo para preencher posições em aberto, atrasos na entrega de inovações e ineficiências operacionais. O principal objectivo de investimento da sua organização devem ser os seus colaboradores. Oferecer oportunidades de formação conduz a uma maior satisfação e retenção de colaboradores. Além disso, quando dá um passo em frente, e suporta os encargos dos exames para obtenção de certificados dos seus empregados, é menos provável que estes procurem emprego noutro local.

 

Ter em consideração os talentos em início de carreira para preparar a sua organização para o futuro

Sabemos que preencher lacunas de competências não é como estalar os dedos, mas fazê-lo pode ser uma forma de aliviar processos. Com o talento avançado da cloud a aumentar os salários, outra abordagem é recrutar talentos em início de carreira. Estes indivíduos possuem competências básicas no domínio da cloud, para além de certificações do sector, e estão prontos para assumir tarefas de suporte técnico, resolução de problemas, garantia de qualidade, testes e correcção. Começar as novas contratações com este tipo de tarefas ajuda-os a dominar o contexto geral tecnológico, prepara-os para progredir nas suas carreiras e, em pouco tempo, estão prontos para assumir trabalhos mais complexos e desafiantes a longo prazo. Os critérios ESG concluem que 90% das organizações que investiram em talentos em início de carreira registaram um ROI positivo. Os talentos em início de carreira estão motivados para aprender, é fácil melhorar as suas competências e atingem o ‘time to value’ em cerca de metade do tempo de uma contratação de nível especializado. Em conclusão, os talentos em início de carreira podem ajudá-lo a inovar e a aumentar as receitas de sistemas na cloud, bem como a reter os talentos permanentes.

 

Tanto os funcionários como os líderes valorizam as soluções de aprendizagem integradas

Possivelmente já está a analisar o seu orçamento operacional para os próximos tempos e a garantir recursos para formar as suas equipas. Mas onde é que deve investir? O mundo do trabalho mudou e o mesmo aconteceu com a prestação de formação virtual, com abordagens sofisticadas que melhoraram a experiência de aprendizagem na ausência de um ambiente de sala de aula física. Tanto os formandos como os decisores concordam que o formato VILT (formação virtual orientada por instrutor) é extremamente eficaz, aumenta a retenção de conhecimentos e é mais económico, eliminando os custos de deslocação.

 

As certificações continuam a acrescentar valor à organização

As certificações do sector ajudam a distinguir talento de alto calibre e continuaremos a assistir a mais organizações a fazerem investimentos na robustez das suas equipas, investindo na certificação das mesmas. De acordo com os critérios ESG, RH certificados colocam a organização numa melhor posição para alcançar o sucesso. Se a sua organização planeia ou já investe em ajudar os seus funcionários a obterem certificações – e considera favoravelmente os candidatos que possuem certificações da indústria – verá um aumento na produtividade da sua organização, no potencial de inovação e na retenção de funcionários.

 

Formação de funcionários não técnicos

Com o crescimento da cloud, que deixou de estar isolada no departamento de TI, os líderes estão cada vez mais a desenvolver a fluidez desta tecnologia por toda a organização: da área financeira, às vendas, aos recursos humanos, ao marketing e até ao pessoal administrativo. A Volkswagen, por exemplo, investiu no reforço dos conhecimentos e competências dos seus funcionários em matéria de cloud, utilizando uma estrutura centrada nesta ferramenta. Isto resultou na redução do tempo do processo de desenvolvimento de produtos e na melhoria da colaboração entre equipas.

 

Dar o próximo passo

Independentemente do ponto em que se encontra no seu percurso na cloud, se está a fazer uma aposta empresarial nesta ferramenta, este é o ano para investir nas competências dos seus colaboradores e para guiar a sua empresa para o um futuro com confiança.

Ler Mais