Quer saber se daria um bom programador? Pode descobrir na Academia de Código (não precisa de nenhum conhecimento ou experiência na área)

O Verão pode ser a altura ideal para investir em formação e na procura de novas oportunidades profissionais. A pensar nisso, a startup tecnológica de impacto social Academia de Código, pertencente à Code for All, vem ajudar as pessoas a perceberem a sua vocação para a área da programação, através do bootcamp de Full-Stack Software Development.

 

Sem exigir conhecimentos prévios ou experiência na área, o objectivo principal do processo é estimular nos potenciais alunos a sua capacidade de resiliência e resolução de problemas – competências fundamentais de um bom programador, de forma a perceberem neste Verão se o seu perfil vai ao encontro do esperado para o bootcamp.

Qualquer pessoa pode dar início à candidatura com o registo no site da instituição, sendo depois redireccionado para a plataforma educacional n01r, uma aplicação que simula um sistema operativo desenhado pela escola que é composto por um processo de aprendizagem autónomo por descoberta.

O processo de admissão para o bootcamp de Full-Stack Software Development é gratuito e permite a qualquer um aprender a partir do primeiro momento. Todos os que concluírem este processo até 8 de Setembro adquirem um desconto de 1000€ no valor total do curso.

Na plataforma, os interessados começam por responder a 14 perguntas sobre ciência da computação, com a ajuda dos tutoriais em vídeo disponibilizados pelo sistema. Após esta primeira etapa, que desmistifica os elementos básicos desta tecnologia, segue-se um outro tutorial base, sobre a linguagem de programação JavaScript.

À medida que vão aumentando o conhecimento sobre esta linguagem, a plataforma vai pedindo que apliquem o que já aprenderam em 65 exercícios, que vão sendo cada vez mais complexos e exigem uma maior autonomia na sua resolução. Todo este processo vai sendo realizado consoante o ritmo de cada candidato, de forma faseada e acompanhado por uma equipa disponível para ajudar em qualquer momento.

O nível de inglês é também um dos pontos percepcionados durante o processo, já que os possíveis alunos precisam de ter um conhecimento sólido da língua, sendo esta uma necessidade inerente à própria área tecnológica.

“Neste Verão, queremos que os interessados em mudar de vida e em ingressar numa nova área profissional vejam no nosso processo de admissão uma oportunidade para explorar não só a sua relação com a programação, mas também com o modo de aprendizagem exigente do nosso bootcamp», refere João Magalhães, cofundador da Code for All.

«Para aprender código através do formato rápido e intensivo, é preciso vontade de aprender e muita resiliência na procura pela resolução dos desafios. É essa mentalidade que os candidatos devem ter, e para que todos garantam que a podem alcançar, o nosso processo surge como um pré-bootcamp, em que estes podem perceber como se sentem a aprender esta tecnologia e se é o que procuram para o seu futuro, mesmo antes de ingressarem no curso», explica.

Após a resolução dos exercícios, os candidatos recebem um “golden ticket” de acesso ao workshop final, onde os Beta Code Cadets – designação dada aos potenciais alunos que alcançam esta fase – têm a sua primeira interacção com os Master Coders, os professores da instituição, quase como se de uma aula de tratasse. Neste momento, os candidatos recebem um desafio de programação mais complexo, que têm de resolver durante a sessão. Caso o ultrapassem, recebem uma primeira certificação e podem depois escolher efectivar a sua inscrição no bootcamp de 14 semanas, sendo que o processo de candidatura não pressupõe nenhum compromisso formal ou financeiro com a Academia de Código.

Ler Mais